Um aplicativo desenvolvido pela ex-estudante do ensino médio da Escola Estadual Mauricio Murgel (MG), Juliana Rodrigues Moraes, ensina os jovens sobre a importância do veneno dos animais peçonhentos a partir de histórias em quadrinhos. “O mundo dos venenos” está disponível gratuitamente para smartphones com sistema operacional Android.

A HQ tem o objetivo de informar que todos os seres vivos, até mesmo os peçonhentos, possuem importância na natureza e não podem ser discriminados. Para completar, também mostra o potencial dos venenos na busca pelo tratamento de doenças. “As histórias têm um foco ecológico e biotecnológico, sobre os procedimentos que acontecem dentro dos laboratórios”, aponta Moraes.

Ela foi bolsista do programa de iniciação científica BIC-Jr, da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Durante os anos de 2017 e 2018, a então secundarista estagiou no Serviço de Proteômica e Aracnídeos (SPAR), da Funed, que pesquisa substâncias presentes nos venenos e a importância desses animais para a biomedicina.

Para o projeto, Moraes observou os procedimentos laboratoriais de purificação de venenos de serpentes, escorpiões e aranhas; aprendeu computação e elaborou um app de leitura de quadrinhos.

“O aplicativo tem o objetivo principal de divulgar a informação científica de forma simples e em uma linguagem popular, para que todos entendam, e despertar o interesse de crianças e jovens nessa área. Como o meu foi despertado durante a bolsa”, destaca. “Também pode servir como suporte para professores abordarem esse conteúdo de uma forma mais lúdica. Tornar mais divertido é importante para gerar curiosidade e o encanto dos alunos”, opina.

Após se formar no ensino médio, a ex-secundarista agora cursa ciências biológicas. Para ela, participar de um projeto de iniciação científica incentivou a escolha. “Me deu mais interesse em ingressar na área”, finaliza.

Veja mais:
Página do Facebook usa quadrinhos para divulgar biologia
Tirinha explica para crianças e adolescentes como insetos aquáticos povoam riachos
8 links para utilizar quadrinhos em sala de aula

Crédito da imagem: Elsa Villon

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Tirinha explica para crianças e adolescentes como insetos aquáticos povoam riachos

“Ciclos” é iniciativa do biólogo e pesquisador Luciano Queiroz e do cartunista Marco Merlin

há 4 semanas
Notícias

Documentário ajuda alunos a entenderem a destruição da natureza ao longo da história

“O Poema Imperfeito” está disponível gratuitamente e pode ser trabalhado na íntegra ou em capítulos

há 9 meses
Notícias

Cartilha da USP explica nanotecnologia para estudantes do ensino médio

Autores indicam associação dessa área da ciência a conteúdos de física, química, matemática e biologia

há 2 meses
Notícias

Ensino de ciências e matemática é tema de edição especial de revista

Artigos abordam aprendizagem de disciplinas dentro dessas áreas no ensino médio

há 3 meses

Receba NossasNovidades