Um aplicativo desenvolvido pela ex-estudante do ensino médio da Escola Estadual Mauricio Murgel (MG), Juliana Rodrigues Moraes, ensina os jovens sobre a importância do veneno dos animais peçonhentos a partir de histórias em quadrinhos. “O mundo dos venenos” está disponível gratuitamente para smartphones com sistema operacional Android.

A HQ tem o objetivo de informar que todos os seres vivos, até mesmo os peçonhentos, possuem importância na natureza e não podem ser discriminados. Para completar, também mostra o potencial dos venenos na busca pelo tratamento de doenças. “As histórias têm um foco ecológico e biotecnológico, sobre os procedimentos que acontecem dentro dos laboratórios”, aponta Moraes.

Ela foi bolsista do programa de iniciação científica BIC-Jr, da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Durante os anos de 2017 e 2018, a então secundarista estagiou no Serviço de Proteômica e Aracnídeos (SPAR), da Funed, que pesquisa substâncias presentes nos venenos e a importância desses animais para a biomedicina.

Para o projeto, Moraes observou os procedimentos laboratoriais de purificação de venenos de serpentes, escorpiões e aranhas; aprendeu computação e elaborou um app de leitura de quadrinhos.

“O aplicativo tem o objetivo principal de divulgar a informação científica de forma simples e em uma linguagem popular, para que todos entendam, e despertar o interesse de crianças e jovens nessa área. Como o meu foi despertado durante a bolsa”, destaca. “Também pode servir como suporte para professores abordarem esse conteúdo de uma forma mais lúdica. Tornar mais divertido é importante para gerar curiosidade e o encanto dos alunos”, opina.

Após se formar no ensino médio, a ex-secundarista agora cursa ciências biológicas. Para ela, participar de um projeto de iniciação científica incentivou a escolha. “Me deu mais interesse em ingressar na área”, finaliza.

Veja mais:
Página do Facebook usa quadrinhos para divulgar biologia
Tirinha explica para crianças e adolescentes como insetos aquáticos povoam riachos
8 links para utilizar quadrinhos em sala de aula

Crédito da imagem: Elsa Villon

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Arquivo completo da National Geographic é disponibilizado gratuitamente para brasileiros

Revista publica reportagens de ciência, tecnologia, geografia, culturas, vida animal e ecologia

há 1 mês
Notícias

Tirinha explica para crianças e adolescentes como insetos aquáticos povoam riachos

“Ciclos” é iniciativa do biólogo e pesquisador Luciano Queiroz e do cartunista Marco Merlin

há 4 meses
Notícias

Documentário ajuda alunos a entenderem a destruição da natureza ao longo da história

“O Poema Imperfeito” está disponível gratuitamente e pode ser trabalhado na íntegra ou em capítulos

há 11 meses
Notícias

Repositório oferece recursos educacionais abertos para estudantes de licenciaturas

Futuros professores contam com materiais de apoio nas graduações de matemática, química, biologia e pedagogia

há 2 meses

Receba NossasNovidades