Sarah Fernandes

“Quando eu ensino, eu aprendo duas vezes”. É a partir dessa reflexão, já presente no imaginário da maioria dos professores, que docentes do todos os estados são convidados a compartilhar lições que tiveram com seus alunos em sala de aula, na campanha #MeuAlunoMeEnsinou. Lançada na última semana pelo projeto Criativos na Escola, seu objetivo é reconhecer e disseminar histórias que educadores vivenciaram com seus estudantes, valorizando o papel do corpo discente no processo de ensino e aprendizagem.

“A capacidade de aprendizado parte sempre da troca, do sentir e do fazer coletivo e é no encontro com o outro que a mágica acontece: professor vira aluno, aluno vira professor e todos saem cheios de novos olhares e experiências”, diz o vídeo de apresentação da campanha.

Para participar, basta postar um relato ou um vídeo no seu perfil pessoal do Facebook contando o que já aprendeu com seus alunos, marcar o perfil do Criativos da Escola e incluir na postagem a hashtag #MeuAlunoMeEnsinou. Vale, por exemplo, a proposta de solução para um problema, uma história sobre uma cultura local ou até dicas de estudos que suas turmas já compartilharam com você.

“Meu aluno(a) me ensinou que estar na escola é, por vezes, uma maneira de resistir a vida que lhe foi imposta”, compartilhou o educador Carlos Eduardo Junior. “#MeuAlunoMeEnsinou que professor erra e que tem que ter humildade para falar ‘errei’ e ‘desculpa’”, disse a docente Elenicy Augusta Barbosa Pazzinatto.

A iniciativa deve atravessar outubro, celebrando o Dia das Crianças e o Dia dos Professores. “A gente acredita que se docentes do Brasil inteiro compartilharem em suas redes sociais histórias sobre os aprendizados que tiveram com seus estudantes podemos, juntos, provocar outros processos educativos, a partir do que os alunos, sentem, pensam, criam e espalham, fortalecendo a ideia de que todas as pessoas podem contribuir para a construção de uma sociedade melhor”, complementa o vídeo de divulgação.

Veja mais:
6 livros para o professor trabalhar a afetividade na aprendizagem
O que motiva um jovem a querer ser professor?
Conhecer o perfil da classe auxilia professor a elaborar plano didático eficiente

Crédito da imagem: monkeybusinessimages – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

7 livros gratuitos da Unesp para aprender sobre ensino e processos formativos

E-books abordam temas como diversidades e práticas educativas, robótica, química e ciências da natureza

há 4 anos
Notícias

O legado de Florestan Fernandes para a educação

Professor e sociólogo entendia a sala de aula como instrumento para consolidar a sociedade democrática

há 9 anos
Notícias

Plataforma propõe criar situações de aprendizagem com objetos simples e contação de histórias

“Meias Aventuras” disponibiliza jogos online e guia de atividades educativas para impressão

há 4 anos
Notícias

WhatsApp como ferramenta de ensino e aprendizagem é tema de e-book gratuito

Capítulos trazem experiências do uso do aplicativo em processos formativos e interativos

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.