A Semana de Ação Mundial (SAM) 2019 se encerrou com aproximadamente 200 mil pessoas mobilizadas. A iniciativa ainda contou com mais de 1.200 atividades realizadas por educadores, estudantes, dirigentes, coletivos e ativistas em 26 estados e o Distrito Federal.

A iniciativa aconteceu entre 2 e 9 de junho de 2019 e teve como tema “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar sobre o PNE”. O objetivo foi debater o balanço das metas no quinto ano do Plano Nacional de Educação (PNE), vigente de 2014 a 2024. Para isso, foram programadas atividades acadêmicas, educativas e políticas, realizadas em locais como escolas, praças públicas, bibliotecas comunitárias, universidades, secretarias municipais e estaduais de ensino, entre outros.

Em uma semana, o público foi informado e convidado a participar do monitoramento do PNE e da defesa de uma nova proposta para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), permanente e com mais recursos.

A SAM é a maior atividade de mobilização da sociedade civil pelo direito humano à educação no mundo e acontece desde 2003, sob iniciativa da Campanha Global pela Educação. Desde então, já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, ela é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e sensibilizou 1,5 milhão de pessoas em 16 edições. O objetivo é pressionar líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, visando garantir ensino público, gratuito, equitativo, inclusivo, laico e de qualidade.

Em 27 de maio de 2019, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançou um documento sobre o status do Plano em 2019, com o balanço das suas 20 metas e estratégias. Em metade da sua vigência, somente quatro delas foram parcialmente cumpridas pelos governos federal, estaduais e municipais. As demais ainda estão longe de serem alcançadas.

Veja mais:
Novo Fundeb e revogação do teto dos gastos garantiriam avanços no PNE, aponta Campanha

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Atividade de mobilização pela educação no mundo está com manual 2019 disponível

Semana de Ação Mundial acontece simultaneamente em aproximadamente 100 países em junho

há 5 anos
Notícias

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência pede revogação da Lei do Ensino Médio

Instituição também apoia revisão da BNCC do ensino médio e cumprimento das metas do PNE

há 6 anos
Notícias

Aprovada no Congresso, Lei de Diretrizes Orçamentárias estipula que metas do PNE sejam prioridades em 2019

Documento, contudo, ainda necessita ser sancionado pelo presidente e pode sofrer vetos

há 6 anos
Notícias

Metas do Plano Nacional de Educação podem ser acompanhadas em plataforma online

TC Educa permite emitir alertas aos gestores que estiverem descumprindo algum objetivo do PNE

há 6 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.