O Brasil tem observado, nos últimos anos, um forte aumento no número de imigrantes que chegam ao país. Isso traz uma questão adicional para as escolas públicas, que recebem cada vez mais alunos estrangeiros e precisam estar preparadas para fazer o acolhimento dessas crianças e jovens.

De acordo com dados do Censo Escolar, entre 2008 e 2016, o número de matrículas de estudantes de outras nacionalidades em instituições de ensino brasileiras mais do que dobrou, passando de 34 mil para quase 73 mil. Miriam Debieux Rosa, professora do curso de psicologia da USP e coordenadora do Grupo Veredas – Psicanálise e Educação, argumenta que a entrada de meninas e meninos estrangeiros na escola pública é um desafio.

“Ela está em um lugar novo e enfrentando novas relações: uma outra língua e outra cultura. É preciso pensar como permitir que a criança, com as suas diferenças, possa, de fato, pertencer e ser bem recebida nesse ambiente escolar.”

Na entrevista, a pesquisadora comenta os desafios para o acolhimento de alunos imigrantes, fala sobre como lidar com as diferenças culturais e ressalta a importância da valorização das culturas dos países de origem para a integração dos estudantes ao novo ambiente.

*Acesse a cartilha “1º Documento Orientador: Estudantes Imigrantes” (citada ao final do vídeo).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Alunos de SP exploram a cidade para aprenderem sobre diversidade cultural

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.