Situações novas despertam nas crianças sentimentos que nem sempre são fáceis de entender e expressar. Essa falta de compreensão, não raro, gera angústia, sofrimento e até culpa – que podem se fazer presentes ao longo da infância.  A literatura é uma aliada importante para que o contato com o mundo emocional seja mais leve. Ela oferece histórias com personagens que passam pelas mesmas situações que os pequenos e que buscam saídas criativas para lidar com emoções desconhecidas.
Confira, a seguir, 10 livros que ajudam a lidar com sentimentos variados, como raiva, compaixão, tristeza, amor e culpa.

Harvey – Como me tornei invisível

Hervé Bouchard e Janice Nadeau (ilustração) , Editora Pulo do Gato, 2013
Compreender o luto é o tema central da história de Harvey, um garoto que descobre que seu pai morreu ao chegar em casa e encontrar uma ambulância e diversas pessoas desconhecidas. A perda do pai faz com que ele tenha que lidar com um sentimento doloroso que desconhecia até então.

Declaração de amor
José Enrique Barreiro e Jana Glatt (Ilustrações), Editora Galocha, 2014
Não raro, adoramos tanto  uma pessoa que precisamos descobrir novas maneiras de dizer: “gosto de você.” Pois o livro narra exatamente, em forma de poema, como entender e expressar afeto e carinho.

A Raiva
Blandina Franco e José Carlos Lollo (ilustrações), Editora Pequena Zahar, 2014
Qual é o espaço que devemos dar para a raiva no nosso dia a dia? Esse é o ponto de partida do livro, que aborda de forma sensível um sentimento tido como “pouco nobre”. “No começo era só uma raivinha à toa. Uma coisa boba, que nem tinha razão de ser, mas que, mesmo assim, era.  Assim como a vontade de tirar um cochilo, de tomar um sorvete ou de ler este livro. Só que essa raivinha que era à toa começou a crescer, crescer, crescer… Será que ela vai tomar conta da história toda?”, indaga a autora.

Quando sinto inveja
Trace Moroney, Editora Ciranda Cultural, 2008
Quem nunca pensou que a grama do  vizinha era mais verde que a sua? O adorável coelhinho,  protagonista dessa história, se vê em uma situação semelhante. Seu desafio é lidar com a sua inveja – sentimento que desperta atitudes pouco generosas.

Errar faz parte, perdoar faz bem: ensinando crianças a desenvolver compaixão
Aline Henriques Reis, Carmem Beatriz Neufeld e Mauro Cézar Freitas (ilustrações); Editora Sinopsys; 2016
Juninho é um menino que não se permite errar e sofre com isso. Uma história simples que trabalha, diretamente, o entendimento de sentimentos como compaixão, culpa, paciência, tolerância e vulnerabilidade. O livro é  indicado para crianças entre seis e dez anos e busca estimular as habilidades de não julgamento para aumentar as sensações de bem-estar e confiança.

Tenho monstros na barriga
Tonia Casarin, Sem editora, 2016
Marcelo é um menino que sente “várias coisas” indecifráveis na barriga. Um dia, descobre que essas coisas são sentimentos e decide chamá-las de “monstrinhos”. Ao longo da narrativa, o garoto entra em contato com oito monstrinhos: alegria, tristeza, raiva, medo, coragem, curiosidade, orgulho e ciúmes. A autora é mestre em Educação pela Universidade de Columbia, em Nova York, e publicou o livro após uma campanha de financiamento coletivo.

Todo mundo sente… medo
Jane Bingham, Editora Girassol,  2009
O medo sempre dá as caras em algum momento da vida. Há quem tenha medo de filme de terror, outros percebem o sentimento no primeiro dia de aula.  A partir das histórias de Rafael, Laura e André, as crianças podem ter contato com uma saída positiva para o medo – sentimento que é, como todos os outros, passageiro. A publicação faz parte da coleção “Sentimentos”, que integra, ainda os livros “Todo Mundo Fica… Feliz”, “Todo Mundo Fica… Triste” e “Todo Mundo Sente… Raiva”.

Não estou feliz! Um livro sobre a tristeza 
Sue Graves, Editora Moderna, 2012
A tristeza é um sentimento mais comum do que muita gente imagina, atingindo tanto crianças quanto adultos. E, como todo o sentimento, ela deve ser repeitada para que a convivência entre todos ocorra sem atritos.

Ui que vergonha!
Graciela Repun, Editora Planeta do Brasil, 2012
Juliano é um garoto bastante descontraído, ativo e tagarela. Mas quando chega na escola, as coisas mudam: ele se esconde atrás da professora e não fala mais nada. Também não cumprimenta as visitas com beijo e abraço, fazendo com que muitos pensem que ele é um menino antipático. O que Juliano fará para superar a mudez e o rosto vermelho que a vergonha traz?

O livro dos sentimentos
Todd Parr, Panda Books, 2012
Sentimentos tão contraditórios e confusos para as crianças. Eles podem vir em conjunto ou separados. Contudo, o bom mesmo é compartilhar os sentimentos com quem a gente ama – sejam eles quais forem!
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.