Processar informações, selecionar os estímulos mais importantes e arquivar o conhecimento adquirido são algumas das ações do cérebro que estão intimamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Entender o funcionamento desse órgão tão importante é um conhecimento útil a pais,  professores e demais profissionais do campo da educação para estimular o desenvolvimento dos estudantes. Confira, a seguir, 10 livros voltados a familiarizar a comunidade escolar em relação aos fundamentos da neurociência e suas contribuições às práticas pedagógicas.
  
Neurociência e Educação  – Como o cérebro aprende  
Ramon M. Cosenza, Artmed, 2011
 
Os fundamentos científicos da neurociência no processo de ensino e aprendizagem são apresentados de forma clara ao longo do livro. O objetivo é ajudar a entender os processos envolvidos no funcionamento cerebral que podem influenciar de forma positiva ou negativa às estratégias pedagógicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociências e Educação 
Regina Migliori, Brasil Sustentável Editora, 2015
 
O conhecimento neurocientífico e suas interfaces com o processo educativo são apresentados visando o desenvolvimento humano. Segundo a autora, pensamentos, sentimentos e sensações estão inter-relacionados no funcionamento cerebral, impactando o mundo interno e as percepções da realidade externa. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociência e Educação  – Potencialidades dos gêneros humanos em sala de aula
Marta Pires Relvas, Wak Editora, 2008
 
O ato de aprender requer planejar novas maneiras de solucionar desafios. Assim, ensinar uma habilidade nova a um aluno implica em estimular diferentes áreas cerebrais e maximizar o funcionamento do cérebro. Este é o princípio do livro de Marta Pires, que ainda se debruça nas dimensões biológica, psicológica, afetiva, emocional e social do estudante na sala de aula.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desafios da aprendizagem: como as neuriciências podem ajudar pais e professores
Lino de Macedo e Rodrigo Bressan, Papirus 7 Mares, 2016
 
Os estudos em neurociências podem ajudar a esclarecer aspectos diversos do desenvolvimento de crianças e adolescentes na escola. A lista inclui temas comuns da realidade escolar atual em todas as etapas de ensino, como a prática do bullying, o uso de tablets e celulares em sala de aula e o acesso a jogos eletrônicos. Os sinais de dificuldade de aprendizagem, a formação do professor em saúde e a consciência deste docente das suas próprias emoções são outros temas em pauta. 

 
 
 
 
 
 
 
Memória 
Iván Izquierdo, Artmed, 2011
 
A memória é um aspecto importante ao longo do processo de ensino e aprendizagem. O neurocientista Ivan Izquierdo detalha o que é e como opera a memória humana. Além disso, explica o papel das emoções no registro de acontecimentos marcantes. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neuropsicologia do desenvolvimento – Infância  e adolescência
Jerusa Fumagalli de Salles, Vitor Geraldi Haase, Leandro F. Malloy-Diniz; Artmed; 2015
 
Temas atuais do campo da neurociência relacionados ao desenvolvimento na infância e adolescência são o foco desta obra, que é chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociência na prática pedagógica 
Marta Pires Relvas, Wak Editora, 2010
 
O funcionamento cerebral e seu cruzamento com a aprendizagem cognitiva e emocional são enfocados ao longo do livro. Para discutir o tema, a autora apresenta abordagens teóricas, reflexões, discussões e práticas pedagógicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Cognição, Neuropsicologia e  Aprendizagem – abordagem neuropsicológica e psicopedagógica
Vitor da Fonseca, Editora Vozes, 2007
 
Professores, pedagogos, psicólogos e profissionais da educação inclusiva podem se beneficiar dos mais de 100 anos de estudos do campo da educação cognitiva, agora aplicados em sala de aula. Conceitos teóricos e discussões práticas são apresentados ao longo da obra. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os neurônios da leitua -como a ciência explica a nossa capaciade de ler
Stanislas Dehaene, Editora Pensa, 2011
 
Como são processados a língua e o sistema de linguagem no corpo humano? Como o cérebro se adapta a essa nova estrutura que lhe é apresentada? Essas são algumas das questões respondidas pelo livro, que ainda revela a lógica oculta da ortografia. Uma obra indicada a todos os docentes, em especial alfabetizadores e professores de línguas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Memória 
Alan Baddeley, Artmed, 2010
 
Alan Baddeley é docente no curso de Psicologia da Universidade de York, no Reino Unido. Sua pesquisa é voltada para a memória e nos detalhes de seus componentes e funcionamento. Neste livro, o autor se une a outros pesquisadores do campo da neurociência para relatar as pesquisas mais recentes sobre o assunto. 
 
 


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

7 livros sobre uso de tecnologias na educação

Conheça publicações que abordam diferentes possibilidades de uso pedagógico das TICs

há 16 horas
Notícias

Cartilha reúne propostas para engajar jovens na luta pela educação

Documento aponta formas de escuta, consultas e fortalecimento de organizações juvenis na escola

há 3 dias
Notícias

E-book gratuito reúne histórias de escolas que implantaram inovações

Publicação apresenta relatos de instituições que participam do programa Escolas Transformadoras

há 4 dias
Notícias

Dica de português: Você sabia que é errado usar a expressão “comentar sobre”?

Conheça por que não se deve utilizar, nessa situação, a preposição após o verbo

há 4 dias

Receba NossasNovidades