Processar informações, selecionar os estímulos mais importantes e arquivar o conhecimento adquirido são algumas das ações do cérebro que estão intimamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Entender o funcionamento desse órgão tão importante é um conhecimento útil a pais,  professores e demais profissionais do campo da educação para estimular o desenvolvimento dos estudantes. Confira, a seguir, 10 livros voltados a familiarizar a comunidade escolar em relação aos fundamentos da neurociência e suas contribuições às práticas pedagógicas.
  
Neurociência e Educação  – Como o cérebro aprende  
Ramon M. Cosenza, Artmed, 2011
 
Os fundamentos científicos da neurociência no processo de ensino e aprendizagem são apresentados de forma clara ao longo do livro. O objetivo é ajudar a entender os processos envolvidos no funcionamento cerebral que podem influenciar de forma positiva ou negativa às estratégias pedagógicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociências e Educação 
Regina Migliori, Brasil Sustentável Editora, 2015
 
O conhecimento neurocientífico e suas interfaces com o processo educativo são apresentados visando o desenvolvimento humano. Segundo a autora, pensamentos, sentimentos e sensações estão inter-relacionados no funcionamento cerebral, impactando o mundo interno e as percepções da realidade externa. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociência e Educação  – Potencialidades dos gêneros humanos em sala de aula
Marta Pires Relvas, Wak Editora, 2008
 
O ato de aprender requer planejar novas maneiras de solucionar desafios. Assim, ensinar uma habilidade nova a um aluno implica em estimular diferentes áreas cerebrais e maximizar o funcionamento do cérebro. Este é o princípio do livro de Marta Pires, que ainda se debruça nas dimensões biológica, psicológica, afetiva, emocional e social do estudante na sala de aula.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desafios da aprendizagem: como as neuriciências podem ajudar pais e professores
Lino de Macedo e Rodrigo Bressan, Papirus 7 Mares, 2016
 
Os estudos em neurociências podem ajudar a esclarecer aspectos diversos do desenvolvimento de crianças e adolescentes na escola. A lista inclui temas comuns da realidade escolar atual em todas as etapas de ensino, como a prática do bullying, o uso de tablets e celulares em sala de aula e o acesso a jogos eletrônicos. Os sinais de dificuldade de aprendizagem, a formação do professor em saúde e a consciência deste docente das suas próprias emoções são outros temas em pauta. 

 
 
 
 
 
 
 
Memória 
Iván Izquierdo, Artmed, 2011
 
A memória é um aspecto importante ao longo do processo de ensino e aprendizagem. O neurocientista Ivan Izquierdo detalha o que é e como opera a memória humana. Além disso, explica o papel das emoções no registro de acontecimentos marcantes. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neuropsicologia do desenvolvimento – Infância  e adolescência
Jerusa Fumagalli de Salles, Vitor Geraldi Haase, Leandro F. Malloy-Diniz; Artmed; 2015
 
Temas atuais do campo da neurociência relacionados ao desenvolvimento na infância e adolescência são o foco desta obra, que é chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Neurociência na prática pedagógica 
Marta Pires Relvas, Wak Editora, 2010
 
O funcionamento cerebral e seu cruzamento com a aprendizagem cognitiva e emocional são enfocados ao longo do livro. Para discutir o tema, a autora apresenta abordagens teóricas, reflexões, discussões e práticas pedagógicas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Cognição, Neuropsicologia e  Aprendizagem – abordagem neuropsicológica e psicopedagógica
Vitor da Fonseca, Editora Vozes, 2007
 
Professores, pedagogos, psicólogos e profissionais da educação inclusiva podem se beneficiar dos mais de 100 anos de estudos do campo da educação cognitiva, agora aplicados em sala de aula. Conceitos teóricos e discussões práticas são apresentados ao longo da obra. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Os neurônios da leitua -como a ciência explica a nossa capaciade de ler
Stanislas Dehaene, Editora Pensa, 2011
 
Como são processados a língua e o sistema de linguagem no corpo humano? Como o cérebro se adapta a essa nova estrutura que lhe é apresentada? Essas são algumas das questões respondidas pelo livro, que ainda revela a lógica oculta da ortografia. Uma obra indicada a todos os docentes, em especial alfabetizadores e professores de línguas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Memória 
Alan Baddeley, Artmed, 2010
 
Alan Baddeley é docente no curso de Psicologia da Universidade de York, no Reino Unido. Sua pesquisa é voltada para a memória e nos detalhes de seus componentes e funcionamento. Neste livro, o autor se une a outros pesquisadores do campo da neurociência para relatar as pesquisas mais recentes sobre o assunto. 
 
 


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.