Publicado em
30 de junho de 2017
Processar informações, selecionar os estímulos mais importantes e arquivar o conhecimento adquirido são algumas das ações do cérebro que estão intimamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Entender o funcionamento desse órgão tão importante é um conhecimento útil a pais, professores e demais profissionais do campo da educação para estimular o desenvolvimento dos estudantes. Confira, a seguir, 10 livros voltados a familiarizar a comunidade escolar em relação aos fundamentos da neurociência e suas contribuições às práticas pedagógicas.
Neurociência e Educação – Como o cérebro aprende
Ramon M. Cosenza, Artmed, 2011
Os fundamentos científicos da neurociência no processo de ensino e aprendizagem são apresentados de forma clara ao longo do livro. O objetivo é ajudar a entender os processos envolvidos no funcionamento cerebral que podem influenciar de forma positiva ou negativa às estratégias pedagógicas.
Neurociências e Educação
Regina Migliori, Brasil Sustentável Editora, 2015
O conhecimento neurocientífico e suas interfaces com o processo educativo são apresentados visando o desenvolvimento humano. Segundo a autora, pensamentos, sentimentos e sensações estão inter-relacionados no funcionamento cerebral, impactando o mundo interno e as percepções da realidade externa.
Neurociência e Educação – Potencialidades dos gêneros humanos em sala de aula
Marta Pires Relvas, Wak Editora, 2008
O ato de aprender requer planejar novas maneiras de solucionar desafios. Assim, ensinar uma habilidade nova a um aluno implica em estimular diferentes áreas cerebrais e maximizar o funcionamento do cérebro. Este é o princípio do livro de Marta Pires, que ainda se debruça nas dimensões biológica, psicológica, afetiva, emocional e social do estudante na sala de aula.
Desafios da aprendizagem: como as neuriciências podem ajudar pais e professores
Lino de Macedo e Rodrigo Bressan, Papirus 7 Mares, 2016
Os estudos em neurociências podem ajudar a esclarecer aspectos diversos do desenvolvimento de crianças e adolescentes na escola. A lista inclui temas comuns da realidade escolar atual em todas as etapas de ensino, como a prática do bullying, o uso de tablets e celulares em sala de aula e o acesso a jogos eletrônicos. Os sinais de dificuldade de aprendizagem, a formação do professor em saúde e a consciência deste docente das suas próprias emoções são outros temas em pauta.
Memória
Iván Izquierdo, Artmed, 2011
A memória é um aspecto importante ao longo do processo de ensino e aprendizagem. O neurocientista Ivan Izquierdo detalha o que é e como opera a memória humana. Além disso, explica o papel das emoções no registro de acontecimentos marcantes.
Neuropsicologia do desenvolvimento – Infância e adolescência
Jerusa Fumagalli de Salles, Vitor Geraldi Haase, Leandro F. Malloy-Diniz; Artmed; 2015
Temas atuais do campo da neurociência relacionados ao desenvolvimento na infância e adolescência são o foco desta obra, que é chancelada pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.
Neurociência na prática pedagógica
Marta Pires Relvas, Wak Editora, 2010
O funcionamento cerebral e seu cruzamento com a aprendizagem cognitiva e emocional são enfocados ao longo do livro. Para discutir o tema, a autora apresenta abordagens teóricas, reflexões, discussões e práticas pedagógicas.
Cognição, Neuropsicologia e Aprendizagem – abordagem neuropsicológica e psicopedagógica
Vitor da Fonseca, Editora Vozes, 2007
Professores, pedagogos, psicólogos e profissionais da educação inclusiva podem se beneficiar dos mais de 100 anos de estudos do campo da educação cognitiva, agora aplicados em sala de aula. Conceitos teóricos e discussões práticas são apresentados ao longo da obra.
Os neurônios da leitua -como a ciência explica a nossa capaciade de ler
Stanislas Dehaene, Editora Pensa, 2011
Como são processados a língua e o sistema de linguagem no corpo humano? Como o cérebro se adapta a essa nova estrutura que lhe é apresentada? Essas são algumas das questões respondidas pelo livro, que ainda revela a lógica oculta da ortografia. Uma obra indicada a todos os docentes, em especial alfabetizadores e professores de línguas.
Memória
Alan Baddeley, Artmed, 2010
Alan Baddeley é docente no curso de Psicologia da Universidade de York, no Reino Unido. Sua pesquisa é voltada para a memória e nos detalhes de seus componentes e funcionamento. Neste livro, o autor se une a outros pesquisadores do campo da neurociência para relatar as pesquisas mais recentes sobre o assunto.
Veja mais:
Please login to comment
0 Comentários