A religião está presente em todas as áreas geográficas do planeta desde a pré-história. Contudo, fomentar a tolerância religiosa no ambiente escolar ainda é um desafio para os educadores e gestores. Anualmente, o Brasil registra casos de preconceito e perseguição contra professores e estudantes adeptos de religiões de matriz africana ou ateus. Além disso, o aumento de quase 160% no número de imigrantes em dez anos, segundo dados da Polícia Federal, aproximou os alunos das escolas públicas de colegas adeptos de outras crenças e religiosidades. 

Os 10 livros escolhidos para tratar a religiosidade, com jovens e crianças, abandonam a doutrinação para explicar a relação do homem com o sagrado a partir de um viés cultural, histórico e filosófico. Com isso, eles preservam a laicidade da escola – pilar importante para a construção de uma cultura democrática. Confira!
 
A viagem de Théo 
Catherine Clément | Tradução: Eduardo Brandão , Cia das Letras, 1998
 
Um adolescente enfermo  e uma mulher cheia de vida percorrem os centros sagrados das religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo e islamismo, entre outras.  Durante a trajetória, eles descobrem os fundamentos históricos e espirituais de cada uma delas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O livro das religiões
Bruno Alexander, Globo Livros,  2014
 
Mais de três quartos da população mundial se reconhece como seguidor de algum credo religioso. Mas como surgiu a religião? O que explica sua onipresença geográfica e cultural desde a Pré-História? Quais as bases comuns e as diferenças entre todos os credos? Esses são alguns dos temas explorados pela obra, que contou com uma equipe de consultores especializados em filosofia, mitologia, folclore, estudos bíblicos e religiões abraâmicas.

 
 
 
 
 
 
Hinduísmo 
Ignasi Ricart,  Mundo Mirim, 2010
 
Uma das religiões mais antigas do mundo, com manuscritos datados de 1500 A.C, o Hinduísmo é apresentado às crianças visando promover o entendimento e o respeito às suas práticas e costumes. O livro integra a coleção “Deus Tem Mais de um Nome”, com livros temáticos também sobre judaísmo, islamismo, entre outros. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Entre a cruz e a estrela
Mariana Taliba Chalfon, Editora Marina Chalfon, 2008
 
Max descobre que em sua família existem duas religiões diferentes: o cristianismo e o judaísmo. Curioso, o menino passa a indagar a respeito de ambas à sua mãe.  A autora Mariana Taliba Chalfon é mestre em psicologia e atua no campo da interreligiosidade.

 
 
 
 
 
 
 
 
O islamismo explicado às crianças
Tahar Ben Jelloun, Editora Unesp, 2011
 
O autor marroquino Tahar Ben Jelloun desfaz mitos e narra a história do islamismo por um viés educativo, didático e altamente contemporâneo. Para isso, ele utiliza como pano de fundo um diálogo imaginário com uma criança, por onde aborda doutrinas, costumes e a sabedoria do islã. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As lendas dos orixás 
Guta Galli, Editora Nacional, 2012
 
O livro reúne os principais mitos da cultura afro-brasileira. A lenda de cada orixá é contada de maneira simples e vem acompanhada por fotografias e desenhos coloridos.  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Religiões do mundo: origem, fundamentos, tradições
Holger Sonnabend, NGV, 2011
 
Onde nasceu Jesus? Quais os cinco deveres que cada muçulmano deve respeitar? Como se chamava Buda antes da iluminação? O livro reúne as respostas para essas e outras questões, aprofundando o tema da história das religiões às crianças e jovens.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma breve história do cristianismo
Blainey,Geoffrey, Fundamento
 
O historiador Geoffrey Blainey analisa de forma imparcial os primeiros passos do Cristianismo e investiga os eventos que possibilitaram a sua evolução. A figura de Jesus, a origem dos Evangelhos e a história daqueles que os disseminaram – como Francisco de Assis e Martinho Luthero – são resgatadas e aprofundadas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A magia da realidade:como sabemos o que é verdade?
Richard Dawkins, Cia das Letras, 2012, 
 
O autor Richard Dawkins se autodenomina ateu e escreveu esse livro com o objetivo de fornecer  explicações simples, acessíveis e científicas sobre o mundo que nos rodeia. A obra explica os mecanismos descobertos pela ciência de fenômenos que, historicamente, foram atribuídos a divindades. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que é religião? 
Rubem Alves, Brasiliense, 1981
 
Sucesso na década de 80 e 90, a coleção “Primeiros Passos” convidou o consagrado autor Rubem Alves para descrever a relação histórica entre o homem e o sagrado. Mais de trinta anos após o lançamento da obra, as explicações de Alves continuam atuais e são um bom instrumento para início de conversa com jovens de todas as idades.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Veja mais: 
 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Livro ajuda professores de matemática a aplicarem conclusões do Pisa em aula

Publicação também orienta educadores a refletirem sobre suas estratégias de ensino

há 2 dias
Notícias

7 links para falar sobre consumo consciente na escola

Planos de aula, cartilhas e artigos inspiram professor a abordar o tema de forma criativa

há 2 dias
Notícias

Influência da música brasileira na obra de Di Cavalcanti é tema de vídeo

“Di Cavalcanti – Desenho e Samba” é produzido pela TV USP e está disponível online

há 4 dias
Notícias

Dica de português: Quais as formas de usar o termo “implica”?

Saiba como escrever corretamente essa palavra, que pode ter diferentes significados

há 6 dias

Receba NossasNovidades