A depressão não é uma doença que se restringe a adultos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de crianças entre seis e 12 anos diagnosticadas com a doença saltou de 4,5% para 8%, entre 2005 e 2015. Pais e professores, contudo, nem sempre conseguem identificar com facilidade os seus sintomas, que incluem isolamento, melancolia, mudança no padrão de relacionamentos e baixo rendimento escolar.
Outro agravante é que a depressão está intimamente relacionada ao risco de suicídio. De acordo com a OMS, 15 em cada 100 pessoas depressivas decidem colocar fim a própria vida. Para entender mais sobre o assunto, selecionamos oito livros que analisam a depressão infantojuvenil, seus sintomas e consequências.
Capa do livro Confissões de um adolescente depressivo

Confissões de um adolescente depressivo

Kevin Breel, Editora Seoman, 2017Aos 19 anos, Kevin Breel tornou-se um fenômeno mundial com sua TED Talk ao falar sobre a depressão suicida com leveza, inteligência e consciência. Adolescente saudável e supostamente feliz, Kevin  conta como passou a lutar diariamente contra a doença e o desejo de se matar.

Capa do livro Depressão na infância e adolescência
Depressão na infância e adolescência

Valdiney V. Gouveia, Editora Vetor, 2013Causas, sintomas e prevalências da depressão infantojuvenil são alguns dos temas do livro. Segundo o autor, a necessidade de diferenciar o estado da depressão influencia nas estratégias de tratamento.

Capa do livro Compreendendo a depressão infantil 
Compreendendo a depressão infantil 

Miriam Cruvinel e Evely Boruchovitch, Editora Vozes, 2014A obra retrata os avanços na compreensão da depressão na infância e das variáveis a ela associadas.

Capa do livro O livro de referência para a depressão infantil
O livro de referência para a depressão infantil

Jeffrey A Miller, M. Books, 2004

O diagnóstico da depressão infantil pode ser complicado e muitas vezes de difícil identificação. Assim, o livro fornece informações e considerações valiosas sobre os motivos pelos quais as crianças ficam deprimidas, como identificar os sintomas e onde encontrar o tratamento adequado. A obra discute, ainda, os aspectos da depressão relacionados ao desenvolvimento, comportamento e cognição.

Capa do livro Depressão infantil - para além do diagnóstico
Depressão infantil – para além do diagnóstico

Emilia Helena da Silva Frizzera, Appris, 2015

A autora analisa os aspectos da vida de duas crianças em situação de sofrimento psíquico. Ela defende que, contrário dos adultos, a criança depressiva deve ser enxergada e compreendida em sua especificidade.

Capa do livro O demônio do meio-dia  - uma anatomia da depressão
O demônio do meio-dia  – uma anatomia da depressão

Andrew Solomon, Companhia Das Letras, 2014Entre o relato de sua própria batalha contra a doença e o depoimento de pacientes e especialistas, o autor analisa a depressão em várias populações demográficas específicas, incluindo as crianças.

Capa do livro Mentes depressivas - as três dimensões da doença do século
Mentes depressivas – as três dimensões da doença do século

Ana Beatriz Barbosa Silva, Principium Editorial, 2016Com uma linguagem simples e acessível, o livro ajuda a  compreender e identificar um quadro depressivo. Além disso, fala sobre suas causas e trata separadamente sobre a depressão na infância, na adolescência, na terceira idade e a depressão feminina.

Capa do livro Depressão na Infância - Uma abordagem antropológica 
Depressão na Infância – Uma abordagem antropológica 

Eunice Nakamura, HUCITEC, 2016Ainda prevalece na saúde o discurso médico-científico e os olhares dos adultos sobre os comportamentos e o sofrimento infantis. Ao problematizar esse olhar, a antropologia médica introduz outros elementos e contrapontos. Para completar, analisa questões socioculturais da infância, ainda pouco conhecidas pelos profissionais médicos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.