Ajudar crianças e jovens a relaxarem propicia equilíbrio emocional, redução do estresse e ainda reflete positivamente no processo de aprendizagem destes alunos. Para isso, podem entrar em cena técnicas de respiração, ioga ou mesmo meditação.
Uma pesquisa publicada na revista científica Developmental Psychology revelou que a prática de mindfulness – que desenvolve um estado mental de atenção plena por meio da meditação – melhorou em 15% o desempenho dos alunos em matemática. Neste grupo, 24% se revelarem menos agressivos. Uma segunda pesquisa, liderada pela Fundação David Lynch em escolas dos Estados Unidos, atribuiu à prática de mindfulness uma redução de 40% no estresse dos alunos. Além disso, as instituições apresentaram uma queda de até 86% nos casos de suspensão.
A seguir, confira 10 links com exercícios e dicas de relaxamento para crianças e jovens de todas as idades.
Meditação para crianças
Taisa Canabarro é pedagoga e também professora de yoga pela Escola Babyoga, de Portugal.
Ela aliou suas duas formações na criação do canal de Youtube “Psicopedagogia e Yoga”. Neste vídeo, ela oferece uma meditação guiada para crianças baseada na técnica de atenção plena (mindfulness).
Brincando de mindfulness
Daniela Sopezki é psicóloga e instrutora de mindfulness. Neste vídeo, ela e a menina Érica ensinam um exercício de atenção plena. “Diferentemente dos adultos, a prática deve ser mais curta. E no caso das crianças é importante perguntar se elas gostaram da atividade, porque, se não gostaram, não vão querer repetir”, ensina Daniela.
Respiração com balões
A professora de ioga Alessandra Geraldi utiliza balões com crianças para ensiná-las a colocar seu foco na respiração. Por meio da atividade, ela ainda consegue mostrar aos pequenos a alta capacidade de armazenamento que os pulmões de cada um deles possui.
Meditação do pijama azul
A atriz e bailarina Liz Dias guia as crianças em uma meditação voltada para o relaxamento do corpo nos momentos antes de dormir. “A criança é estimulada a relaxar, sentir seu corpo e sua respiração. Quando relaxamos os músculos do corpo, acalmamos a mente”, descreve.
Canal Yoga para Crianças – Estrela
A instrutora de ioga Kali Ananda utiliza músicas para ensinar as crianças as posturas da yoga (Asanas), a respiração e a concentração. Neste vídeo, ela lança mão da música “Estrela do Norte” para ajudar os pequenos a acalmarem a mente e ainda trabalharem o corpo por tabela.
Meditação para crianças e adolescentes
A psicóloga Kelliny Dório, de Minas Gerais, é especializada em terapia cognitiva-comportamental. Neste vídeo, ela orienta jovens e crianças a colocarem o seu foco na respiração para relaxar corpo e mente.

Respiração com mola
A professora de ioga Alessandra Geraldi utiliza uma mola gigante e colorida para dar o ritmo da respiração das crianças. Assim, por meio de um brinquedo popular entre as crianças, ela consegue direcionar a atenção dos pequenos à inspiração e à expiração.

Mindfulness para crianças – Expandindo os sentidos
A psicóloga Daniela Sopezki e a pequena Érica retornam em uma brincadeira sensorial, onde no qual um objeto precisa ser explorado por meio das informações que chegam pelos sentidos. A atividade é uma variação da famosa prática de mindfulness realizada com adultos: o exercício da Uva-passa, de Kabat-Zinn. “A criança quer contar o que está acontecendo e parece evidentemente mais curiosa, aberta e interessada. Mas quando o exercício é feito em grupo, conversa-se depois”, ensina a professora.
Yoga para crianças, adolescentes e adultos – Entrevista com Maurício Salem
Maurício Salem é professor de yoga, psicomotricista e coordena o Yoga Educativa – um Centro de Estudos voltado para o Yoga na Educação (www.yogaeducativa.com). Experiente no trabalho com ioga para crianças e adolescentes nas escolas, ele explica – nesta entrevista – a prática como ferramenta de aprendizado nas diferentes etapas de ensino.
Yoga para crianças, com Marcos Simões
Registro das aulas de yoga para crianças, ministradas na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Alecrim, pelo professor Marcos Simões. Lá, a yoga faz parte do curriculum escolar à partir dos seis anos.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.