As mulheres sempre foram fundamentais para o desenvolvimento de todas as áreas científicas: exatas, humanas e biológicas. Contudo, nem sempre essas pesquisadoras conquistaram o devido reconhecimento por suas descobertas, tendo suas trajetórias marcadas pelo machismo e pelo racismo. Para celebrar as cientistas pioneiras e reconhecer o impacto de seus feitos na atualidade, separamos 10 livros que resgatam as histórias de vida de mulheres emblemáticas. Profissionais do Brasil e do mundo que mudaram a forma como se fazia ciência até então. Confira!
 Capa do livro As cientistas - 50 mulheres que mudaram o mundo
As cientistas – 50 mulheres que mudaram o mundo

Rachel Ignotofsky, Editora Blucher, 2017Livro ilustra as histórias e contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo. Além disso, traz ao leitor dados atuais, como infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado. Entre as perfiladas, estão a primatologista Jane Goodall, a química Marie Curie e Katherine Johnson – física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11, em 1969.


Capa do livro Estrelas além do tempo 
Estrelas além do tempo 

Margot Lee Shetterly, Editora Harpercollins, 2017

Durante a Segunda Guerra Mundial, a indústria aeronáutica americana contratou matemáticas negras para suprir sua falta de mão de obra. Com o fim do conflito, as cientistas migraram para a NASA, em uma época em que vingava a segregação racial. O livro ganhou uma adaptação para o cinema estrelada por Taraji P. Henson, Janelle Monáe, Octavia Spencer, Kevin Costner e Kirsten Dunst.

 

Capa do livro Marie Stodowska Curie – Imagens de outra face
Marie Stodowska Curie – Imagens de outra face

Raquel Gonçalves-maia, Livraria Da Física, 2012

Marie Sklodowska Curie foi responsável por pesquisas pioneiras no campo da radioatividade. De origem polaca, ela estudou na Sorbonne (Paris), Física e Matemática. Recebeu dois Prêmios Nobel: de Física, em 1903, e da Química, em 1911.

Capa do livro Pioneiras da ciência no Brasil - 6ª Edição
Pioneiras da ciência no Brasil – 6ª Edição
Ministério da Ciência e Tecnologia, Publicação digital, 2016

Desde 2013, o Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil reúne a trajetória de cientistas mulheres brasileiras no livro digital “Pioneiras das Ciências”. Os verbetes entrelaçam suas trajetórias pessoais e acadêmicas, abrangendo os sucessos e obstáculos enfrentados durante a sua trajetória. As seis edições do projeto já homenagearam mais de 70 pesquisadoras.

Capa do livro Berta Ribeiro Aos índios, com amor  
Berta Ribeiro Aos índios, com amor  
Ana Arruda Callado, Editora Batel, 2016

Antropóloga e etnóloga, Berta Ribeiro foi mais do que a esposa do antropólogo  Darcy Ribeiro. Pesquisadora, tornou-se a maior especialista da cultura material dos índios brasileiros, viajando e coletando material em todo o Brasil. De origem romena, a família de Berta muda-se para o Brasil para fugir da Guerra. Contudo, encontra um país que persegue comunistas.

Capa do livro Wonder Women - 25 mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras que fizeram a diferença

Wonder Women – 25 mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras que fizeram a diferença
Sam Maggs, Primavera Editorial, 2017

Cientistas, engenheiras, matemáticas, aventureiras e inventoras cujos feitos mudaram os rumos da história. Mulheres brilhantes, que se recusaram a se acomodar no papel de coadjuvantes e foram à luta, tornando-se protagonistas de sua própria vida.

Capa do livro Simone Weil: A força e a fraqueza do amor

Simone Weil: A força e a fraqueza do amor
Maria Clara Lucchetti Bingemer, Rocco, 2007

Biografia da filósofa e escritora francesa Simone Adolphine Weil, que se tornou operária da Renault para registrar e escrever sobre o cotidiano dentro das fábricas nos Estados Unidos.

 

Capa do livro Correspondência 

Correspondência 
Anna Freud e Sigmund Freud, L&PM, 2008

Caçula dos seis filhos de Freud, Anna foi responsável por aprofundar o legado de seu pai, sobretudo nos estudos da psicanálise infantil. Escritas entre 1904 e 1938, as cerca de 300 cartas reunidas no livro são um registro do desenvolvimento da psicanálise. As cartas ainda revelam impressões sobre a vida em família, problemas de saúde, o fantasma do nazismo, a convivência afetiva e intelectual entre pai e filha, as pesquisas de Freud e, posteriormente, da própria Anna.

 

Capa do livro Memórias de uma moça bem-comportada  

Memórias de uma moça bem-comportada  
Simone de Beauvoir, Nova Fronteira, 2017

Em “Memórias de uma moça bem-comportada”, conhecemos a infância e a juventude de uma das maiores filósofas existencialistas e escritoras do século XX, Simone de Beauvoir. Esse primeiro relato autobiográfico enfoca a sua infância religiosa, a consequente descrença e a posterior devoção à literatura. O livro traz também o início de seu duradouro relacionamento com o escritor e filósofo existencialista Jean-Paul Sartre.

Capa do livro Nos passos de  Hannah Arendt 

Nos passos de Hannah Arendt 
Laure Adler, Record, 2007

A obra de Hannah Arendt se voltou aos acontecimentos políticos da sua época, principalmente o aparecimento dos regimes totalitários. O livro descreve a sua formação, marcados pelo contato com o filósofo Martin Heidegger. A relação deles é  abalada pela adesão do estudioso ao nazismo, em 1933. Para fugir dos campos de concentração, Hanna migra para os Estados Unidos em 1941, onde dá continuidade a sua pesquisa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 12 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 dia
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.