As hortas vêm ganhando espaço nas escolas. Por meio do cultivo de hortaliças e leguminosas, os alunos vivenciam uma experiência sustentável prática e participativa. Em sala de aula, professores de Biologia e Geografia podem dar suporte à prática, discutindo o desenvolvimento dos vegetais e a sazonalidade. A experiência de cultivo impacta, também, nos hábitos alimentares dos alunos e de suas famílias.

Confira, a seguir, sete links que ensinam o passo a passo para implantar uma horta na sua escola.

A TV Paulo Freire convidou o coordenador estadual de Olericultura do Instituto EMATER, Iniberto Hamerschmidt, para ensinar a melhor forma de se construir uma horta orgânica na escola. O especialista explica a importância da análise do solo, da escolha do espaço apropriado, o transplante das mudas e as vantagens de se ter uma horta orgânica pertinho da sala de aula.
A publicação compartilha as experiências das escolas de Embu das Artes (SP) que participaram do Programa Fonte Escola (2009-2011) da Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE). Teoria, prática e dicas pedagógicas se interligam numa história contada pelos próprios educadores, que se envolveram com o plantio e o cultivo dos alimentos ao longo da experiência.
Este manual foi publicado originalmente em inglês pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Seu objetivo é auxiliar os professores, pais e comunidades a partir de experiências e boas práticas de hortas escolares ao redor do mundo. Além da parte prática, a publicação oferece informações valiosas sobre o meio ambiente, a produção e a comercialização dos alimentos, a preparação dos vegetais na cozinha e as escolhas alimentares saudáveis que uma hora escolar pode estimular.
O Blog Colégio Sustentável preparou um verdadeiro dossiê sobre como plantar legumes e hortaliças em uma horta escolar.  O passo a passo envolve a escolha do local, das ferramentas e das hortaliças, assim como o preparo do terreno,  do canteiro e a adubação. Há ainda orientações obre cuidados diários e – por fim- a tão esperada colheita.O blog traz também dois textos sobre diferentes tipos de plantação, influências e efeitos de uma horta escolar.
A Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade de Brasília (UnB),  assina o manual “Horta – A Escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”. Além de ensinar como fazer uma horta, a publicação reúne informações sobre as safras das hortaliças, a higiene na hora do preparo, dicas de armazenamento, experiências práticas de hortas na escola e a melhor forma de aproveitar as delícias cultivadas.
Cartilha “Horta Escolar”, da Escola Verde
O projeto “Escola Verde – Educando com os Pés na Terra”, foi desenvolvido na Escola Estadual Rio Preto da Eva, na cidade de Rio Preto da Eva (AM). Ele alia o ensino de práticas agrícolas ao cuidado com o meio ambiente e à cultura amazonense. Durante o projeto, foi estimulado o cultivo de alimentos em quintais e canteiros suspensos. Assim, a cartilha explica desde como fazer as covas e misturar a terra até o tempo correto de rega dos diferentes tipos de hortaliças cultivadas.
A publicação é fruto do Projeto “Educando com a Horta Escolar”, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Nele, o professor encontra dicas completas sobre como colocar a mão na massa e construir uma horta com os estudantes. De brinde, há dicas práticas para a manutenção da horta no dia a dia e orientações sobre como evitar o desperdício dos alimentos produzidos.
Veja mais:

Atualizada em 7/1/2019 às 15h02: a cartilha “Horta Escolar”, da Escola Verde, não está mais disponível online

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 dia
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 2 dias
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.