Capacitar professores e oferecer subsídios para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que estimulem o uso seguro, consciente e responsável da internet é o objetivo de um curso gratuito que acontece em São Paulo, no dia 3 de maio de 2018. A iniciativa é do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e da SaferNet Brasil. Além dessa turma, serão abertas outras duas classes em 24 de agosto e 19 de outubro de 2018.

As inscrições podem ser realizadas online. Serão ofertadas 50 vagas para educadores, coordenadores e dirigentes escolares. Entre os temas que fazem parte da programação do curso estão o cenário nacional de uso da internet por crianças e adolescentes; os princípios para a governança e uso da internet do CGI.br e do Marco Civil da Internet; a cidadania e direitos humanos online; recomendações para reduzir os riscos e proteger contas e dispositivos; exposição excessiva na internet; liberdade de expressão e danos à imagem; cyberbullying, riscos com a prática de nudes/sexting e desafios violentos; além de dar orientações sobre como denunciar e acessar canais de ajuda para situações no âmbito escolar.

“A internet é um espaço de convivência de todos. Os professores, tanto quanto os pais e responsáveis, precisam conhecer os riscos, saber orientar para o uso consciente e, dessa maneira, evitar danos efetivos”, justifica a gerente da assessoria jurídica do NIC.br, Kelli Angelini.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Curso capacita profissionais da educação sobre uso responsável da internet

Formação gratuita traz orientações sobre cyberbullying, exposição na rede e liberdade de expressão

há 3 meses
Notícias

Guia ensina professores sobre uso responsável da internet dentro e fora da sala de aula

Publicação explica sobre exposição na internet, danos de imagem e liberdade de expressão

há 1 dia
Notícias

Cresce o número de crianças e jovens que acessam a internet para lerem notícias, aponta pesquisa

TIC Kids Online mostrou aumento de 34% para 51%, entre levantamentos de 2013 e 2018

há 4 semanas
Notícias

Atlas Nacional Digital do Brasil aposta em interatividade para facilitar ensino de geografia

Professor pode navegar por mapas e sobrepor imagens para criar ensino personalizado

há 2 anos

Receba NossasNovidades