Desde 2007, Pernambuco implementou políticas educacionais que acarretaram em melhoras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O livro “Políticas educacionais no Estado de Pernambuco”, organizado por Ana Lucia Felix dos Santos, Edson Francisco de Andrade e Luciana Rosa Marques, traz algumas reflexões sobre os estudos que analisaram mais de uma década desses programas. Em foco, estão pesquisas de mestrado e doutorado da linha de pesquisa política educacional, planejamento e gestão da educação, do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A publicação é composta por onze capítulos que analisam gestão por resultado; políticas de bonificação por desempenho; políticas de avaliação educacional; avaliação educacional e gestão escolar; trabalho docente; reforma do ensino médio em Pernambuco; educação integral; uso das escolas como referência pelas propagandas do estado; o programa de formação de gestores escolares; o programa Travessia; infraestrutura e participação cidadã.

“É um livro que aborda a política sob diversos ângulos, em especial sob o prisma do chão da escola, a partir dos saberes e práticas dos sujeitos, e espaços que vivenciam a política e a colocam em ação”, explicam os organizadores na apresentação do livro.

“Os resultados de estudos compartilhados na obra explicitam o recrudescimento da responsabilização e regulação do trabalho escolar e do trabalho docente como marca que se evidencia na política educacional em Pernambuco”, destaca o documento.

Veja mais:
Inep reúne estudos e pesquisas recentes sobre políticas educacionais em livro
Novo Fundeb é essencial para avançar políticas educacionais, diz professor da UFABC

Crédito da imagem: shironosov – iStock

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