O Instituto Península e a professora Katherine Merseth, da Universidade de Harvard (Estados Unidos), reuniram experiências de educadores de instituições de ensino rurais e urbanas. O resultado deu origem ao livro “Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil”. A obra está disponível gratuitamente para download em português e inglês.
A publicação apresenta materiais didáticos chamados casos de ensino. “As discussões de casos oferecem aos participantes um ambiente de investigação seguro para ‘experimentar’ novas ideias e abordagens, sem a preocupação de que a aplicação de suas concepções não funcione, e a oportunidade de construir uma compreensão ao ouvir as interpretações e sugestões dos outros”, explica Merseth no capítulo introdutório.
As situações descritas nos casos são experiências reais de professores de escolas urbanas e rurais de todo o Brasil, desde Roraima, na fronteira com a Venezuela, até Santa Catarina. “Cada caso é, ao mesmo tempo, específico e geral, muitas vezes delineando um dilema ou tensão que exigem exploração e resolução”, descreve.