Parceria entre o NET Educação, uma das frentes de responsabilidade social da NET, e o Instituto Crescer, o curso Educonex@o tem alcançado cada vez mais professores. Após o lançamento em Pelotas (RS), no dia 23 de março, agora é a vez de Manaus contar com o projeto. O curso foi lançado, nesta quarta-feira (4/4), com a presença do subsecretário municipal de Educação, professor Suames Maciel, entre outros parceiros e colaboradores.

“Este é um momento histórico para a Secretaria. A doação feita pela NET de pontos de internet e os investimentos financeiros são importantes, no entanto o mais relevante é a possibilidade de capacitar os professores do município de Manaus, pois nada substitui o professor”, disse Maciel durante o evento.
 
Já com o objetivo de utilizar a tecnologia a favor da educação, durante o lançamento, uma videoconferência foi realizada com as escolas municipais Maria Rufina de Almeida e Oswaldo Sobreiro. “Em 2011, a NET investiu mais de R$ 30 milhões em Manaus e está com um projeto de expansão na cidade. O objetivo é chegar a 90% dos bairros neste ano”, afirmou Lisandro Bueno, gerente da operação Manaus.
 
O curso Educonex@o é voltado para a preparação de professores da rede pública e municipal de educação, e os participantes aprendem como utilizar as tecnologias digitais em processos de ensino. No fim do mês, a partir do dia 30 de abril, será a vez de Lajeado, Farroupilha e Pelotas, no Rio Grande do Sul, serem contempladas com o Educonex@o.
 
Com duração de dois meses e carga horária de 40 horas, são três módulos de formação. Primeiro, os professores exploram o NET Educação, conhecer os recursos da web 2.0 para fins educacionais e criar um blog. No segundo módulo, os participantes planejam e colocam em prática um projeto educacional de curta duração. Na fase final, os educadores são avaliados e recebem o certificado de conclusão do Educonex@o.
 
Em agosto de 2011, o curso foi finalizado nas cidades de Taubaté (SP), Marília (SP), Botucatu (SP) e Vitória (ES). Para os educadores que participaram do projeto, a formação ajudou. “Fiquei muito satisfeita, pois consegui fazer com que minha aula fosse mais ativa e desafiadora, já que é uma nova maneira de articular o aluno, a informação e o conhecimento”, esclarece Eliane Fonseca, professora da EMEF Professora Edméa Braz Rojo Sola.
 
“O que mais gostei no curso foi a metodologia Webquest. Já conhecia o  trabalho, mas não havia colocado em prática com meus alunos. Foi uma ótima atividade, por meio da qual obtive respostas surpreendentes e imediatas”, diz Cristiane Campos, professora da EMEF Professora Cecília Alves Guelpa. 
 
Além do curso, o Educonex@o prevê a instalação de pontos de internet e TV a cabo nas escolas. O serviço é doado pela NET e fica à disposição de alunos e professores em áreas como bibliotecas, laboratórios de informática e salas de vídeo. Em Taubaté e Botucatu, a instalação está em fase de finalização.
 
O Educonex@o é embasado nos quatro pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a ser, conviver, conhecer e fazer.  “A educação é um dos principais alicerces para o desenvolvimento da cidadania e a NET presta serviços que interferem diretamente na conquista deste resultado. Não adianta falarmos de tecnologia, se não disponibilizamos essa tecnologia para a pedagogia”, conclui Daniely Gomiero, gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da NET.

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

7 links para usar a tecnologia no ensino de artes

Aplicativos, redes sociais e recursos online deixam a aula de educação artística mais dinâmica

há 5 anos
Notícias

Glossário online explica conceitos relacionados à inovação da educação

Aprendizado maker, design thinking, steam e big data são temas que podem ser pesquisados

há 5 anos
Notícias

Estreia hoje a websérie Confissões De Um X, Um Y E Um Z

Veiculada pelo portal NET Educação, a série retrata os conflitos e anseios das novas gerações de jovens

há 12 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.