Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tem como principal objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao final da escolaridade básica. O Enem também é utilizado como critério de seleção de estudantes que pretendem concorrer uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades brasileiras já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, substituindo ou complementando as notas dos vestibulares.

Podem participar do Enem todos os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já concluíram em anos anteriores. Alguns alunos também prestam o exame na condição de “treineiro”, participando um ano antes de se formarem para já sentirem como é a prova. A prova acontece nos dias 24 e 25 de outubro de 2015 em todo o Brasil.

Criado para esclarecer todas as dúvidas sobre o processo de inscrição no Enem, o site também oferece dicas sobre o processo de inscrição em libras, um passo a passo de como preencher as informações solicitadas no ato da inscrição, espaço reservado para acompanhar a sua inscrição, telefone para dúvidas e muito mais.
O site G1 criou uma página especial sobre o Enem, com um conteúdo diversificado para estudantes que prestarão o exame em 2015 ou que ainda tem dúvidas a respeito. No espaço, há notícias atualizadas sobre o Enem, um vídeo explicando as novas regras para o exame publicadas pelo MEC, vídeos com aulas de professores sobre conteúdos que caem na prova, dicas de onde os estudantes poderão utilizar as notas do exame, além de informações sobre um aplicativo criado para que os alunos estudem.
O Simulado Descomplica disponibiliza um conteúdo de estudo com questões inéditas em humanas e Natureza e Linguagens e Matemática. O site oferece gratuitamente, simulados de treino para o ENEM e correção dos mesmos, que serão enviadas via e-mail posteriormente. Apenas as aulas de correção dos simulados são exclusivas para assinantes.
No site Guia do Estudante, o aluno pode se preparar para a prova refazendo os exames dos anos anteriores, encontrar um guia do MEC sobre como fazer uma boa redação, simulados de treino, dicas de filmes que podem ajudar nos estudos, um guia de atualidades que podem cair na prova, os temas que mais aparecem em cada disciplina e outros.
O link traz uma aula com o “ex-vestibulando” Lucas Martins, que conquistou a pontuação máxima na prova de redação do Enem, uma das maiores dificuldades dos estudantes brasileiros. O vídeo apresenta dicas de como construir uma redação que atinja os objetivos da banca que fará a correção.
A Fundação Getúlio Vargas traz um portal com conteúdo gratuito para estudantes em processo de preparação para o exame. No site, os alunos podem encontrar testes, simulados e cursos. Os testes avaliam conteúdos temáticos com questões inéditas e de antigos concursos, com diferentes níveis de dificuldade. Os simulados são baseados nas competências e habilidades definidas pela Matriz de Referência do exame e os cursos estão subdivididos em aulas, disponíveis por área de conhecimento e disciplina.
A Secretaria do Estado de São Paulo disponibilizou para os estudantes uma nova plataforma de preparação para o Enem. No Brasil, 3,1 milhões de alunos já utilizam a ferramenta. Os estudantes poderão reforçar os conteúdos que são cobrados no Exame Nacional, além de testar seus conhecimentos. A partir dai, é possível acessar um plano de estudo criado especialmente para as necessidades de cada um. Basta realizar um cadastro usando o número de RA (Registro do aluno) localizado na carteirinha do aluno ou disponível na secretaria da unidade escolar.
O site Vestibulandia é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como maior objetivo auxiliar os estudantes na preparação para vestibulares e exames como o Enem. Lá, encontra-se gratuitamente vídeo aulas com conteúdos do ensino médio que normalmente são cobrados nas provas. Para assistir as aulas, não é necessário se cadastrar. Além de disponíveis no site, elas também estão no canal do Vestibulandia no YouTube.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Inscrições para o Enem pela internet terminam em 5 de junho

Edição 2015 conta com novidades nos pedidos de isenção e no fechamento dos portões

há 9 anos
Notícias

Veja 10 erros comuns nas redações do Enem e vestibulares

Semelhança sonora indevida e mau uso das regras gramaticais afetam notas dos textos

há 11 anos
Notícias

Errar questão fácil no Enem desconta mais na nota final

Em entrevista, especialista explica como funciona a TRI, usada na correção do exame

há 11 anos
Notícias

A três meses do Enem, cursinhos oferecem aulas e simulados gratuitos; inscreva-se

Mais: veja dicas de sites com conteúdos para revisar e se preparar para a prova

há 11 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.