Foi disponibilizado gratuitamente o livro “Diálogos Críticos: BNCC, educação, crise e luta de classes em pauta”, organizado pelos pesquisadores Antonio Marcos da Conceição Uchoa e Ivânia Paula Freitas de Souza Sena. A publicação sintetiza as discussões promovidas pelo grupo Articulação Interterritorial para Fortalecimento da Educação do Campo no Semiárido, que reúne docentes e discentes de instituições diversas do Nordeste.

“O objetivo é fornecer elementos para que as redes de ensino, universidades e movimentos, ampliem suas reflexões a partir de questões que não estão explicitadas nos textos oficiais que respaldam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e todas as outras ‘reformas’ que ocorrem simultaneamente, no campo da educação no país”, explica a professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, no prólogo.

O livro defende que a escola deve garantir aos sujeitos o acesso ao conhecimento historicamente acumulado de forma crítica, atual e contextualizada. “A ausência da diversidade na proposta da BNCC, bem como, o rompimento com as diretrizes legais que asseguram o currículo articulado aos saberes tradicionais de indígenas, quilombolas, trabalhadores jovens e adultos, nos convocaram a nos posicionarmos diante desse contexto”, acrescenta a organizadora.

Compõem o grupo Articulação Interterritorial para Fortalecimento da Educação do Campo no Semiárido as instituições: Uneb;  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano; Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); as câmaras de educação dos Colegiados Territoriais do Piemonte Norte do Itapicuru e do Sertão do São Francisco e professores da educação básica.

Veja mais:
BNCC do ensino médio negligencia pensamento crítico do aluno, apontam educadores

Crédito da imagem: jacoblund – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

4 livros para desenvolver a inteligência emocional dos alunos

Exercícios ajudam estudante a administrar suas emoções e entender as dos colegas

há 3 anos
Notícias

Reformas educacionais e seus impactos no ensino são tema de e-book gratuito

Publicação reúne artigos de diferentes pesquisadores da área

há 4 anos
Notícias

5 vídeos para professores de história aperfeiçoarem suas práticas de ensino

Em lives gravadas e disponíveis online, pesquisadoras debatem aprendizagem híbrida, BNCC, educação antirracista e museus

há 4 anos
Notícias

6 links com atividades para trabalhar a empatia na escola

Propostas estimulam entendimento sobre culturas diferentes e sentimentos dos colegas

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.