Alunos da educação básica que estejam impossibilitados de frequentar a escola em virtude de internação para tratamento de saúde receberão atendimento educacional. A orientação está na Lei nº 13.716/18, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de setembro de 2018, e que acrescenta um novo dispositivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394/96). O texto assegura o direito ao ensino para o estudante que se encontra tanto em regime hospitalar quanto domiciliar. O serviço será prestado durante todo o período de internação.

A norma vem para reforçar uma medida já existente na Resolução nº 2/01, da Câmara de Educação Básica (CEB), do Conselho Nacional de Educação (CNE). O artigo 13 do documento determina que os sistemas de ensino, em ação integrada com os de saúde, organizem o atendimento educacional especializado a alunos que se encontrem em internação hospitalar ou permanência prolongada em domicílio.

O Ministério da Educação (MEC) também já havia editado, em 2002, um guia de estratégias e orientações para a organização de classes hospitalares e de atendimento pedagógico domiciliar. Segundo a cartilha, o atendimento deve ser vinculado aos sistemas educacionais dos estados e municípios, sendo entendidos como unidades específicas de trabalho pedagógico. Além disso, cabe às secretarias de Educação a contratação e capacitação de professores, além da provisão de recursos financeiros e materiais.

Com Câmara dos Deputados

Veja mais:
Atendimento escolar em hospital permite aluno prosseguir com aprendizagem

Crédito da imagem: Wavebreakmedia – iStock

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

“Educar para a Liberdade” é tema de publicação da Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação

Textos discutem necessidade de um ensino crítico, humanizador e criativo para transformar região

há 2 dias
Notícias

Ferramenta gratuita permite professor avaliar seu nível de apropriação das tecnologias digitais

Questionário ajuda docente a identificar necessidades de formação e planejar seu desenvolvimento

há 4 dias
Notícias

Cartilha apresenta atividades educativas sobre relações de gênero para crianças

Material de apoio traz nove roteiros pedagógicos que podem ser aplicados em sala de aula

há 4 dias

Receba NossasNovidades