Identificar problemas, explicar fenômenos, traçar conclusões baseadas em evidências e adquirir novos conhecimentos. Essas são as funções do letramento científico, que permite ao aluno entender a ciência como uma forma de investigação. Além disso, o estudante se torna capaz de conhecer e aplicar conceitos científicos quando esse conhecimento é aplicado em sala de aula.
Para ajudar o professor do ensino fundamental I na tarefa de abordar a temática, elaboramos uma sequência didática dividida em quatro etapas. A turma será instigada a conhecer e identificar as partes e funções das plantas, por meio da observação, pesquisa, levantamento de hipóteses, experimentos práticos e uso da tecnologia.
O material relaciona as disciplinas de biologia e língua portuguesa e pode ser utilizado no 2º e 3º anos do ensino fundamental. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse conteúdo deverá ser abordado no 2º ano, podendo ser resgatado e ampliado durante os próximos ou quando for necessário.
Projeto Letramento Científico “Conhecendo as plantas” – Parte 1
Na primeira parte da sequência didática, os objetivos são ajudar os alunos a identificarem as principais partes de uma planta; observar, registrar e elaborar hipóteses e descrever as características de alguns vegetais que fazem parte do cotidiano. O plano sugere a ida ao pátio da escola, jardim, praça ou local em que haja uma área verde com espécies variadas, para que a turma possa fazer um trabalho de observação. Na volta para a classe, é hora de refletir e pensar sobre a experiência.
Projeto Letramento Científico “Conhecendo as plantas” – Parte 2
Chegou a hora de utilizar ferramentas para a coleta de informações e de registro. Nesse momento, os alunos são convidados a irem à biblioteca ou ao laboratório de informática para pesquisarem sobre as funções da planta. Ao final, há a proposta de uma roda de conversa, para cada grupo compartilhar suas descobertas.
Projeto Letramento Científico “Conhecendo as plantas” – Parte 3
Nesta etapa, será realizado um experimento para entender os processos de respiração, transpiração e hidratação das plantas. Será necessário que cada grupo traga para a aula um vasinho com uma planta que tenham em casa e que seja fácil de ser transportada. Além disso, o professor precisará de um saco plástico e elástico para cada grupo.
Projeto Letramento Científico “Conhecendo as plantas” – Parte 4
O objetivo é utilizar ferramentas tecnológicas para a coleta de informações. Nesse caso, o professor poderá usar o aplicativo de celular Plantnet, que identifica e fornece as características das plantas por meio de uma fotografia que o próprio usuário tira com a câmera do celular. Ao final, os alunos também poderão aprender, ainda que inicialmente, sobre a nomeação desses seres vivos.
Veja mais:
Vídeo: Saiba como promover o letramento científico
Crédito da imagem: Sasiistock – iStock