Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

 

Ao ingressarem no 1º ano do ensino médio da escola estadual Educador Pedro Cia, em Santo André, no ABC paulista, os alunos começam a desenvolver o seu projeto de vida. Ao longo de todo o período na escola de tempo integral, a disciplina homônima envolve os professores de outras matérias em um trabalho interdisciplinar. No segundo semestre de 2017, a proposta foi promover a aceitação e fortalecer a autoestima dos novos estudantes, a partir do livro Extraordinário, da escritora R. J. Palacio.

“Nós procurávamos algo que despertasse no aluno tanto o prazer pela leitura quanto concepções enraizadas que eles trazem de outras escolas. Aí surgiu a ideia de utilizar o livro Extraordinário”, afirma Rute Corrêa Scardua, coordenadora geral da Educador Pedro Cia, que destaca que a escolha se deu antes de saberem que a obra ganharia uma adaptação para as telas de cinema.

O best-seller conta a história de August Pullman. O garoto entra na escola apenas aos 10 anos de idade, quando toma coragem para enfrentar o convívio social. Auggie, como é carinhosamente chamado por amigos e familiares, tem dificuldade para aceitar sua aparência, por ter uma grave deformação facial. Auggie se destaca por sua inteligência e convive com outras reflexões que envolvem essa fase da vida.

Kemyne posa para site de moda, depois de ter participado do projeto (crédito: Aline Elen)

 

Extraordinário fala de superação ao mostrar que todos têm alguma dificuldade, mas isso não impede que se perceba algum aspecto brilhante em cada familiar ou colega de escola de Auggie. “Um dos preceitos que é bem forte (no livro e no filme) é que toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo”, afirma a professora de educação física, Carla Fernanda Silva de Almeida, que este ano também assume a disciplina projeto de vida, ao parafrasear o ponto de vista de August Pullman. “Isso foi o que marcou bastante, não só no meu coração, mas no coração de todos os meus alunos”, completa.

A leitura de Extraordinário deu a chance aos novos alunos para perceberem novas trajetórias pessoais e possibilidades. Para saber como a ação inspirou os projetos de vida dos jovens, o Instituto Claro foi ao Pedro Cia e conversou com as alunas Kemyne Azevedo e Fernanda Silva Souza, de 17 anos, com a coordenadora geral Rute Corrêa Scardua e com a professora de educação física, Carla Fernanda Silva de Almeida. No áudio, você acompanha como as disciplinas de língua portuguesa, educação física, sociologia e projeto de vida foram envolvidas com a história de Auggie.

Kemyne, Fernanda, Carla e Rute (da esq. para a dir.) durante entrevista ao Instituto Claro (crédito: Lilian Corrêa de Brito)

Créditos:
As músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são “Eu confio mais em mim” (da trilha sonora da peça “Noviça Rebelde”), “Imunização racional (que beleza!), com Tim Maia, “Corra e olhe o céu” (Cartola), com Ney Matogrosso. As trilhas das vinhetas e de fundo são de autoria de Reynaldo Bessa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.