A robótica diz respeito a sistemas compostos por partes mecânicas controladas por circuitos elétricos. Atualmente, ela é uma das vertentes do uso de tecnologias em ambientes de aprendizagem, com potencial pedagógico. Para discutir o assunto, foi disponibilizado gratuitamente a versão digital do livro “Robótica e processos formativos – da epistemologia aos kits”, da Editora Fi.
A publicação é fruto de uma parceria entre diversos pesquisadores das áreas de educação e robótica e organizado pela professora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Deise Aparecida Peralta.
Ao todo, são dez artigos que abordam a área em interface com temas como educação especial, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, relato de experiências realizadas em uma rede municipal e competições de robôs. Estas despertam o interesse não só dos estudantes, como também dos educadores, além de promover o trabalho em equipe.
“A invenção robótica enquanto proposta pedagógica fomenta o desenvolvimento de habilidades diversas, em múltiplas áreas”, destaca o professor do Departamento de Educação da Unesp de São José do Rio Preto (SP), Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva.
“Além disso, fomenta o pensamento criativo enquanto subversão ao status quo curricular”, complementa.
A obra conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos da Unesp.
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Crédito da imagem: reprodução livro “Robótica e processos formativos – da epistemologia aos kits”