O Instituto Alana disponibilizou gratuitamente online a publicação “Desemparedamento da infância – a escola como lugar de encontro com a natureza”. A obra sistematiza os caminhos para reestruturar os espaços da escola de forma a possibilitar uma aprendizagem por meio da natureza. Além disso, traz experiências de instituições de ensino que permitiram que as crianças aproveitassem os pátios e outros territórios educativos como ambientes de aprendizado e brincar livre.

“Urge pensarmos no desemparedamento da infância para que todas as crianças possam ter um desenvolvimento saudável e com mais liberdade nos espaços abertos das cidades. Por isso, nos inspiramos nos conceitos propostos por especialistas em diversas áreas da infância, para sistematizarmos alguns caminhos para promover a ressignificação dos espaços escolares como local potente para o aprender com e na natureza”, explica a diretora do programa Criança e Natureza, do Alana, Laís Fleury. “Queremos reverberar essas ideias para ampliar as possibilidades de conectar a educação com a vida que pulsa do lado de fora”, acrescenta.

A publicação é ainda amparada em estudos que apontam os benefícios de ambientes ricos em natureza – incluindo as escolas com pátios e áreas verdes, praças, parques e espaços livres para o brincar – na promoção da saúde física, mental e no desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e emocionais das crianças.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Professor e projeto pedagógico são estratégicos para que tecnologia leve à aprendizagem

Estudo aponta ganhos para aprendizagem dinâmica, participativa e colaborativa

há 1 ano
Notícias

Unesp e NET Educação disponibilizam áudios com informações sobre ensino

Parceria foi firmada para 2014; primeiro podcast trata da educação em SP nos 460 anos da cidade

há 4 anos
Notícias

Aulas animadas facilitam aprendizado de literatura

Entenda mais e ensine sobre Arcadismo, Barroco e Romantismo

há 5 anos
Notícias

Para brasileiro, qualidade do professor é principal fator na escolha da escola

Pesquisa realizada em 29 países mostra percepção de famílias sobre educação

há 7 horas

Receba NossasNovidades