A Editora da Universidade Federal de Pernambuco (EDUFPE) disponibilizou para leitura online o livro “Experiências de Ensino de História da Formação Docente: Diálogos Possíveis”, organizado por Eleta de Carvalho Freire e Maria Thereza Didier. A obra reúne pesquisadoras de três universidades federais – UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – e é composta por dez capítulos.
Entre os temas tratados na publicação, estão as ciências humanas e a história no currículo escolar, experiências de formação docente no curso de pedagogia, o ensino de conceitos nos primeiros anos do ensino fundamental, caminhos alternativos na formação docente para o ensino de história, práticas curriculares multiculturais, entre outros.
“O livro reúne textos escritos individualmente ou em dupla, mas todos resultantes de trabalhos coletivos desenvolvidos pelas autoras nos percursos das suas vivências em sala de aula, em projetos diversos, em pesquisas e em várias outras situações nas quais o ensino de conhecimentos históricos, a linguagem, as políticas e práticas curriculares, os livros didáticos e, sobretudo, a formação de professores e professoras tenham ocupado lugar sobre a docência”, apresenta a introdução da obra.
Veja mais:
Saiba como trabalhar conceitos de história nos primeiros anos do ensino fundamental
“História pode ajudar a superar o ódio que tem marcado nossos dias”, diz Caio Boschi
Crédito da imagem: monkeybusinessimages – iStock