A Pedro e João Editores disponibilizou gratuitamente uma versão online e atualizada do livro “O movimento de ocupações estudantis no Brasil”. A obra analisa as ocupações estudantis secundaristas e universitárias que aconteceram no Brasil em 2015 e 2016 e foi organizada pela professora do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Adriana Alves Fernandes Costa, e pelo docente da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Luís Antonio Groppo.

O movimento teve a adesão de jovens em praticamente todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, em diferentes tempos. Os motivos foram a reestruturação do sistema educacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 241/2016 e a Medida Provisória n° 746/2016.

“A nosso ver, esses projetos e a contraofensiva dos estudantes interferiram nas reconfigurações da estrutura do sistema educacional brasileiro e nos processos formativos de alunos e professores”, destaca Costa na apresentação do livro.

“Desejávamos registrar uma série de ações coletivas potentes do ponto de vista político e formativo. Nessas ações coletivas, adolescentes e jovens tomaram as rédeas da resistência contra o retrocesso político e social. Mas também se tratou de um movimento que trouxe à luz a capacidade dos estudantes serem sujeitos de sua própria história e guiarem, sozinhos ou ao lado de gerações mais velhas, seu processo educativo”, acrescenta Groppo.

A abertura traz uma entrevista com a secundarista paranaense, Ana Júlia Ribeiro, ao Grupo de Estudos sobre a Juventude, projeto de extensão da Unifal. E a primeira parte, “Contextos e Discursos de luta dos movimentos estudantis”, reflete sobre as ocupações, precedido da análise do contexto político e educacional que deu origem a isso.

Já a segunda parte, “Espaços de ocupação e resistências”, complementa a análise das ações ocorridas desde o final de 2015, com destaque para as do segundo semestre de 2016, em reação aos projetos de alcance nacional, a MP 746 e a PEC 55.

Crédito das imagens: Leonardo Valle

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Compilado de palestras discute clássicos da literatura

Vídeos são de trechos do programa Café Filosófico que abordam obras nacionais e internacionais

há 9 horas
Notícias

Animação ilustra mudanças ocorridas no organismo durante um dia

“Tempo na Vida” mostra diferenças biológicas entre sete membros da mesma família

há 6 dias
Notícias

3 links para usar Caio Fernando Abreu em sala de aula

Autor que é sucesso nas redes sociais completaria 70 anos em setembro de 2018

há 1 semana
Notícias

Livro online gratuito reúne experiências do Pibid realizadas pela Unesp

Ebook apresenta 17 atividades nas áreas de ciências exatas e da natureza

há 2 semanas

Receba NossasNovidades