A Pedro e João Editores disponibilizou gratuitamente uma versão online e atualizada do livro “O movimento de ocupações estudantis no Brasil”. A obra analisa as ocupações estudantis secundaristas e universitárias que aconteceram no Brasil em 2015 e 2016 e foi organizada pela professora do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Adriana Alves Fernandes Costa, e pelo docente da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Luís Antonio Groppo.

O movimento teve a adesão de jovens em praticamente todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, em diferentes tempos. Os motivos foram a reestruturação do sistema educacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 241/2016 e a Medida Provisória n° 746/2016.

“A nosso ver, esses projetos e a contraofensiva dos estudantes interferiram nas reconfigurações da estrutura do sistema educacional brasileiro e nos processos formativos de alunos e professores”, destaca Costa na apresentação do livro.

“Desejávamos registrar uma série de ações coletivas potentes do ponto de vista político e formativo. Nessas ações coletivas, adolescentes e jovens tomaram as rédeas da resistência contra o retrocesso político e social. Mas também se tratou de um movimento que trouxe à luz a capacidade dos estudantes serem sujeitos de sua própria história e guiarem, sozinhos ou ao lado de gerações mais velhas, seu processo educativo”, acrescenta Groppo.

A abertura traz uma entrevista com a secundarista paranaense, Ana Júlia Ribeiro, ao Grupo de Estudos sobre a Juventude, projeto de extensão da Unifal. E a primeira parte, “Contextos e Discursos de luta dos movimentos estudantis”, reflete sobre as ocupações, precedido da análise do contexto político e educacional que deu origem a isso.

Já a segunda parte, “Espaços de ocupação e resistências”, complementa a análise das ações ocorridas desde o final de 2015, com destaque para as do segundo semestre de 2016, em reação aos projetos de alcance nacional, a MP 746 e a PEC 55.

Crédito das imagens: Leonardo Valle

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Revista da Unesp traz dossiê sobre privatizações na educação básica

Capítulos abordam fenômeno no campo da gestão escolar, reformas do governo, entre outros

há 17 horas
Notícias

7 adaptações de livros clássicos para HQs

Olhar de cartunistas para obras brasileiras e estrangeiras pode aproximar jovens do universo da leitura

há 2 dias
Notícias

5 links para entender a obra do argentino Julio Cortázar

Produção do escritor brinca com linearidade temporal e acontecimentos fantásticos na vida cotidiana

há 5 dias
Notícias

Educação doméstica fere os direitos de crianças e jovens, alertam entidades em nota

“As aprendizagens devem ocorrer em ambiente de ampla circulação de ideias e opiniões”, diz documento

há 1 semana

Receba NossasNovidades