A Pedro e João Editores disponibilizou gratuitamente uma versão online e atualizada do livro “O movimento de ocupações estudantis no Brasil”. A obra analisa as ocupações estudantis secundaristas e universitárias que aconteceram no Brasil em 2015 e 2016 e foi organizada pela professora do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Adriana Alves Fernandes Costa, e pelo docente da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Luís Antonio Groppo.

O movimento teve a adesão de jovens em praticamente todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, em diferentes tempos. Os motivos foram a reestruturação do sistema educacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 241/2016 e a Medida Provisória n° 746/2016.

“A nosso ver, esses projetos e a contraofensiva dos estudantes interferiram nas reconfigurações da estrutura do sistema educacional brasileiro e nos processos formativos de alunos e professores”, destaca Costa na apresentação do livro.

“Desejávamos registrar uma série de ações coletivas potentes do ponto de vista político e formativo. Nessas ações coletivas, adolescentes e jovens tomaram as rédeas da resistência contra o retrocesso político e social. Mas também se tratou de um movimento que trouxe à luz a capacidade dos estudantes serem sujeitos de sua própria história e guiarem, sozinhos ou ao lado de gerações mais velhas, seu processo educativo”, acrescenta Groppo.

A abertura traz uma entrevista com a secundarista paranaense, Ana Júlia Ribeiro, ao Grupo de Estudos sobre a Juventude, projeto de extensão da Unifal. E a primeira parte, “Contextos e Discursos de luta dos movimentos estudantis”, reflete sobre as ocupações, precedido da análise do contexto político e educacional que deu origem a isso.

Já a segunda parte, “Espaços de ocupação e resistências”, complementa a análise das ações ocorridas desde o final de 2015, com destaque para as do segundo semestre de 2016, em reação aos projetos de alcance nacional, a MP 746 e a PEC 55.

Crédito das imagens: Leonardo Valle

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Unesp disponibiliza livros gratuitos das áreas de educação e artes

Há obras sobre violência escolar e ensino de dança para alunos com síndrome de Down

há 1 dia
Notícias

10 dicas para orientar o uso da tecnologia por crianças

Especialista em desenvolvimento infantil elaborou um guia prático para esclarecer dúvidas de pais e professores

há 2 dias
Notícias

Entidades educacionais repudiam as novas diretrizes curriculares para o ensino médio

“Modelo sonega aos estudantes o acesso ao conjunto das áreas do conhecimento”, denuncia nota

há 2 dias
Notícias

6 links para facilitar a transição do fundamental I para o II

Momento exige sensibilidade de professores e gestores e maior organização dos alunos

há 2 dias

Receba NossasNovidades