Doutor e mestre em linguística pela Universidade de Brasília (UnB), José Ribamar Lopes Batista Júnior estudou, durante seis anos, práticas de educação inclusiva. Sua tese e dissertação foram transformadas, em 2016, no livro Pesquisas em Educação Inclusiva: questões teóricas e metodológicas, agora disponível gratuitamente online.

“O texto foi reestruturado em linguagem acessível, de modo que todo professor, pedagogo e demais profissionais de educação entendam como funciona o processo de inclusão no Brasil”, descreve Júnior. “Como a inclusão ainda é um processo relativamente recente, por mais que existam bastantes leis, ainda há uma carência de materiais sobre o tema, especialmente gratuitos”, aponta.

Entre os assuntos presentes nas 300 páginas de conteúdo, estão os processos educativos que envolvem temáticas como: atendimento educacional especializado, inclusão da pessoa surda na escola regular e sala de recursos multifuncionais. A obra também reúne e analisa práticas de inclusão em três capitais: Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

“Os professores poderão observar como estão as iniciativas em lugares diversos do Brasil e refletir sobre as suas próprias práticas, observando se aquilo que faz em sala de aula efetivamente contribui para a inclusão e empoderamento da pessoa com deficiência”, destaca. “O livro não traz materiais, mas relatos, descrições e análises de práticas. Isso ajuda no processo de reflexão dentro da inclusão”, garante.

Veja mais:
Política de Educação Especial: após 10 anos, formação de professores e universalização de atendimento ainda são desafios
7 sites para uma educação inclusiva na prática
Publicação gratuita reúne artigos e relatos sobre a inclusão de alunos autistas

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Unesp disponibiliza livros gratuitos das áreas de educação e artes

Há obras sobre violência escolar e ensino de dança para alunos com síndrome de Down

há 5 meses
Notícias

Contato com pessoas que dominam Libras ajuda na alfabetização de aluno surdo, aponta pesquisa

Estudo da pedagoga Thatiane Fernandes Duarte também revelou benefício de atividades com figuras

há 4 meses
Notícias

Número de crianças em idade escolar migrantes e refugiadas aumentou 26% em 18 anos, aponta Unesco

Na América Latina e Caribe, imigração de pessoas qualificadas causa déficit de professores

há 5 meses
Notícias

Educação especial: consulta pública ouvirá professores, pais e alunos

Alteração do público da política é questionada por entidades

há 5 meses

Receba NossasNovidades