Está disponível para download gratuito o livro “Pibid/Unesp Forma(a)ação de professores: percursos e práticas pedagógicas em Ciências Exatas e da Natureza”. A obra foi publicada pela Oficina Universitária, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília.

A publicação apresenta 17 capítulos que descrevem atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos por subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Unesp, nas áreas de ciências exatas e da natureza. Ela ainda destaca a valorização da formação inicial e continuada de professores da educação básica no âmbito da universidade.

No prefácio, o docente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Nilson de Souza Cardoso, aponta a importância do livro por defender o desenho pedagógico do Pibid. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que estagiam nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. Articulando, assim, a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

“Ele é caracterizado pela aproximação efetiva entre a instituição formadora e o espaço de atuação profissional, pela parceria firmada por sujeitos e seus saberes, em torno da edificação de futuros educadores. Dito de outro modo, pela inter-relação entre universidade e escola, professores formadores e docentes da educação básica, problematizando sobre o fazer docente dentro dos processos do exercício profissional. Onde e quando já havíamos vivenciado processos semelhantes?”, questiona.

Crédito da imagem: Freepik

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Livro online analisa impacto do Programa Pibid na formação docente

Obra reúne experiências realizadas no Rio Grande do Sul nas graduações de pedagogia e artes

há 1 ano
Notícias

Revista da Unesp traz dossiê sobre privatizações na educação básica

Capítulos abordam fenômeno no campo da gestão escolar, reformas do governo, entre outros

há 18 horas
Notícias

7 adaptações de livros clássicos para HQs

Olhar de cartunistas para obras brasileiras e estrangeiras pode aproximar jovens do universo da leitura

há 2 dias
Notícias

5 links para entender a obra do argentino Julio Cortázar

Produção do escritor brinca com linearidade temporal e acontecimentos fantásticos na vida cotidiana

há 5 dias

Receba NossasNovidades