A morte de uma pessoa do nosso círculo de convivência pode vir acompanhada de sentimentos como solidão, medo e até angustia em relação à finitude da vida. Isso faz do luto um momento difícil de lidar, até mesmo para os adultos. A literatura – assim como outras manifestações artísticas e lúdicas – facilita a elaboração da morte e é uma ferramenta rica para abordar a temática com crianças e jovens. A seguir, conheça dez livros que tratam a morte e o luto não como acontecimentos distantes do nosso cotidiano, mas como uma experiência que todos nós precisaremos lidar em algum momento da vida. Isso tudo sem menosprezar a capacidade de entendimento dos pequenos frente a um assunto tão profundo.

Começo, meio e fim
Frei Betto e Vanessa Prezoto (ilustração), Editora Rocco, 2014
Uma menina meiga e muito apegada ao avô descobre que este está doente. Ele, então, passa a explicar para ela a necessidade dos mais velhos darem lugar aos jovens na vida. A pequena, que tem o costume de associar todos os membros de sua família às guloseimas que gosta de devorar, descobre que a vida também tem um lado amargo. Mas o aprendizado acontece de forma suave graças às lições amorosas dadas por seu avô.

A vida sem Léo
Andrea Maturana, Editora Rovelle, 2015O livro narra os laços de amizades dos amigos Bia e Léo. Um dia, Bia é surpreendida com a notícia de que a família de Léo terá que se mudar para um local muito distante, e que eles provavelmente não irão mais se ver. Bia entra em contato com sentimentos como tristeza, solidão e – principalmente – com a dor da saudade.

O pato, a morte e a tulipa
Wolf Erlbruch, Cosac Naify, 2009
Uma amizade incomum entre um pato e a morte é o pano de fundo do livro. Os dois se aproximam e o pato ensina a morte a desfrutar de alguns momentos prazerosos da sua vida, como subir em árvores e mergulhar no seu lago preferido. Os traços leves e as formas claras das ilustrações ajudam a dar leveza ao tema sem perder sua profundidade. 

Ponte para Terabítia
Katherine Paterson e Carlos Brito (ilustração), Salamandra, 2006
Uma competição de corrida aproxima Jess Arrons – um garoto de dez anos – de Leslie, uma menina recém-chegada na sua escola. A amizade dos dois se torna tão intensa que eles resolvem criar o reino imaginário de Terabítia, onde governam soberanos e se protegem dos problemas do dia a dia. Certo dia, uma fatalidade separa os dois amigos, exigindo de Jess uma dose extra de coragem para enfrentar a nova realidade.

A Árvore das lembranças
Britta Teckentrup, Editora Rovelle, 2014
A raposa viveu alegremente durante muitos anos na floresta, rodeada por seus amigos. Quando estava cansada, decidiu que era hora de partir. Os animais, então, se reuniram para celebrar a sua vida da raposa e relembrar todos os momentos felizes que viveram juntos. Assim, transformam a dor da saudade em um momento de afeto e gratidão. Ideal para crianças de aproximadamente sete anos.

O meu avô foi pro céu
Maria Teresa Maia Gonzalez,Editora Presença, 2012
Tim é um menino de nove anos de idade com uma vida agitada: gosta da sua escola, de andar de skate e sonha em viajar pelo espaço. Seu avô materno, o Jerônimo, mora perto de sua casa e trabalha em uma oficina mecânica. Tim o visita todos os dias, e tem nele um amigo querido. Quando Jerônimo morre, sua avó Paula lhe faz um desafio inusitado.

Para onde vamos quando desaparecemos?
Isabel Minhós Martins, Editora Tordesilhinhas, 2015
Uma pergunta sem resposta definitiva é uma boa oportunidade para deixar a imaginação ganhar asas e inventar mil e uma possibilidades. Assim, a partir dos questionamentos sobre a morte, a autora Isabel Minhós Martins busca encontrar respostas por meio de analogias sensíveis e poéticas.

A arte de falar da morte para crianças
Lucélia Elizabeth Paiva, Ideia & Letras, 2011
Por que não falar das coisas tristes, se elas também existem? Este é o ponto de partida do livro de Lucélia Elizabeth Paiva, criado a partir da sua tese de doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). A autora defende o uso da literatura como forma de acolher o sofrimento e a dor causados pela partida de uma pessoa querida.
 

Menina Nina – Duas razões para não chorar

Ziraldo, Editora Melhoramentos, 2009
O nascimento da menina Nina foi motivo de alegria para a vovó Vivi, que se tornou sua companheira inseparável. Com a morte da avó, Nina busca, então, compreender os motivos que levaram a dupla a se separar. A dor da menina é tratada de forma simples e delicada. E, ao final, o autor deixa aos jovens leitores uma mensagem cheia de esperança.

Mari e as coisas da vida
Tine Mortier e Kaatje Vermeire (ilustração), Editora Pulo do Gato, 2012

Mari e sua avó são muito parecidas. Ambas gostam de colocar em prática tudo o que pensam e sentem sem pestanejar. Suas aventuras são permeadas por passeios pelo jardim e saborosas bolachas, que devoram sem culpa. Mas, um dia a avó adoece e perde todas as palavras. Ninguém mais a entende, exceto Mari, que continua enxergando na sua amiga o mesmo ser humano cheio de vida. As ilustrações intercalam imagens claras e escuras, numa analogia aos sentimentos com os quais Mari entra em contato ao longo da trama.

Veja mais:
– Morte de aluno ou professor não deve ser ignorada em sala de aula
– Morte também é assunto de criança 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.