A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) disponibiliza gratuitamente em seu site o manual  “Saúde de crianças e adolescentes na era digital”. A publicação apresenta um resumo das principais recomendações dos médicos referentes à saúde de crianças e jovens que fazem uso da tecnologia. Há orientações para pais, professores e escolas, além de alertas sobre cyberbullying e dicas para o uso de uma internet segura.

“Já são observadas mudanças de comportamentos e problemas de saúde em crianças que acessam as tecnologias da internet, redes sociais ou videogames por cada vez mais tempo, ultrapassando quatro e cinco horas diárias”, adverte a pediatra e coordenadora do Projeto ESSE Mundo Digital, Evelyn Eisenstein.

“As principais questões de saúde estão relacionadas aos transtornos de sono, aumento da irritabilidade, alterações visuais (síndrome do olhos seco e aumento da miopia e convergência em adolescentes), zumbidos e perdas auditivas (devido ao uso constante de fones de ouvido), transtornos de postura incluindo a protusão da coluna cervical (tech neck), lesões de esforço repetitivo e aumento do sedentarismo, ansiedade e depressão”, lista Eisenstein.

Segundo a médica, é importante que pais e educadores fiquem por dentro dos perigos que rondam o espaço virtual, como os “desafios perigosos”, os encontros com pessoas desconhecidas, além de situações de sexting, grooming, postagem de vídeos e divulgação de pornografia infantil.

“Todos os adultos são responsáveis e devem exercer o papel de mediadores sobre as mensagens, fotos e vídeos acessados pelas crianças e adolescentes. É preciso ensinar como se fazer uma pesquisa escolar, como garimpar fontes confiáveis, como não piratear informações e, principalmente, explicar como são produzidos os conteúdos que são transmitidos”, finaliza.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

7 livros sobre uso de tecnologias na educação

Conheça publicações que abordam diferentes possibilidades de uso pedagógico das TICs

há 2 dias
Notícias

Cartilha reúne propostas para engajar jovens na luta pela educação

Documento aponta formas de escuta, consultas e fortalecimento de organizações juvenis na escola

há 4 dias
Notícias

E-book gratuito reúne histórias de escolas que implantaram inovações

Publicação apresenta relatos de instituições que participam do programa Escolas Transformadoras

há 6 dias
Notícias

Dica de português: Você sabia que é errado usar a expressão “comentar sobre”?

Conheça por que não se deve utilizar, nessa situação, a preposição após o verbo

há 6 dias

Receba NossasNovidades