A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) disponibiliza gratuitamente em seu site o manual  “Saúde de crianças e adolescentes na era digital”. A publicação apresenta um resumo das principais recomendações dos médicos referentes à saúde de crianças e jovens que fazem uso da tecnologia. Há orientações para pais, professores e escolas, além de alertas sobre cyberbullying e dicas para o uso de uma internet segura.

“Já são observadas mudanças de comportamentos e problemas de saúde em crianças que acessam as tecnologias da internet, redes sociais ou videogames por cada vez mais tempo, ultrapassando quatro e cinco horas diárias”, adverte a pediatra e coordenadora do Projeto ESSE Mundo Digital, Evelyn Eisenstein.

“As principais questões de saúde estão relacionadas aos transtornos de sono, aumento da irritabilidade, alterações visuais (síndrome do olhos seco e aumento da miopia e convergência em adolescentes), zumbidos e perdas auditivas (devido ao uso constante de fones de ouvido), transtornos de postura incluindo a protusão da coluna cervical (tech neck), lesões de esforço repetitivo e aumento do sedentarismo, ansiedade e depressão”, lista Eisenstein.

Segundo a médica, é importante que pais e educadores fiquem por dentro dos perigos que rondam o espaço virtual, como os “desafios perigosos”, os encontros com pessoas desconhecidas, além de situações de sexting, grooming, postagem de vídeos e divulgação de pornografia infantil.

“Todos os adultos são responsáveis e devem exercer o papel de mediadores sobre as mensagens, fotos e vídeos acessados pelas crianças e adolescentes. É preciso ensinar como se fazer uma pesquisa escolar, como garimpar fontes confiáveis, como não piratear informações e, principalmente, explicar como são produzidos os conteúdos que são transmitidos”, finaliza.

Veja mais:

Para Marcio Atalla, atividades corporais devem ir além da educação física

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.