A Ação Educativa lançou um mapa colaborativo com locais importantes da cultura negra na região central da capital de São Paulo. Nomeada de Rede Antirracista, a ferramenta virtual é voltada a educadores e demais profissionais que atuam com crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é combater o racismo a partir de práticas pedagógicas realizadas por escolas, centros culturais, coletivos e demais organizações.

A ferramenta também apresenta marcos históricos e contemporâneos de resistência da população negra na cidade. Para buscá-los, é possível utilizar filtros por bairros; áreas de atuação (educação, cultura, saúde, ativismo social, assistência social e sistema de justiça) e práticas (antirracista, gênero e sexualidade e atuação em rede). Além disso, é possível filtrar os conteúdos por histórias de vida e marcos de resistência.

“A necessidade de registro da ocupação e circulação da população negra no centro de São Paulo, hoje, tem como matriz o reconhecimento do protagonismo do povo negro na transformação da paisagem e da vida da cidade e a resistência a seu apagamento da história econômica, social, cultural e religiosa desta região”, justifica a coordenadora executiva da Ação Educativa, Ednéia Gonçalves, no portal.

“A geografia que nos permite propor uma cartografia da presença negra no centro de São Paulo é aquela que identifica o território como um ambiente dinâmico e flexível, que carrega em suas camadas a história das relações entre diferentes atores sociais”, complementa.

Veja mais:
Mapa colaborativo reúne práticas educacionais de todo o mundo
Professor de geografia utiliza o entorno da escola para criar mapas colaborativos

Crédito da imagem: reprodução mapa da Rede Antirracista

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

4 planos de aula que explicam matemática usando objetos virtuais de aprendizagem gratuitos

Atividades para o ensino fundamental II auxiliam professor no ensino de frações, equações e funções

há 6 horas
Notícias

Cartilha orienta professores de matemática sobre discalculia

Publicação apresenta características do transtorno e metodologias para serem trabalhadas com os alunos

há 3 dias
Notícias

Senado acata sugestão popular para retorno da obrigatoriedade de filosofia e sociologia no currículo

Agora, proposta se tornará projeto de lei e irá percorrer comissões especiais do Senado

há 5 dias

Receba NossasNovidades