O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os microdados da edição 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As informações podem ser utilizadas por gestores, pesquisadores e instituições na realização de diagnósticos e estudos que subsidiem ações escolares e das redes de ensino. Além disso, elas também auxiliam na formulação e aplicação de políticas públicas.

A novidade, para esse ano, é que os dados disponibilizados no portal são referentes às antigas Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil. O Saeb 2017, desde sua aplicação, deixou de usar esses nomes que identificavam a avaliação dos estudantes de anos finais do ensino fundamental e médio. A partir de 2019, todas elas passarão a ser identificadas apenas pelo nome Saeb mais a etapa de ensino.

Além do material, o Inep também apresenta outros documentos relacionados ao sistema, como dicionário, arquivo “Leia-me”, documentos técnicos, matrizes de referência, escalas de proficiência, questionários, planilhas de resultados e programas para leitura dos arquivos.

Distribuição de dados

Os microdados de alunos das avaliações Aneb e Prova Brasil são apresentados em uma mesma base, com as edições de 2013 e 2015. A Aneb incorpora, em seu universo, os alunos avaliados pela Prova Brasil, por meio de uma variável (IN_PROVA_BRASIL) que indica se o aluno participou ou não das duas provas. Isso permite extrair informações, usando apenas um filtro.

Além disso, no documento de 2017, as bases de dados dos alunos são apresentadas separadamente. A divisão ficou: 5º ano (4ª série) do ensino fundamental; 9º ano (8ª série) do ensino fundamental; 3ª série do ensino médio para resultados por escola e 3ª série do ensino médio para resultados de agregações superiores (estados, regiões e Brasil). Com este procedimento, foi possível integrar as bases de resultados; de respostas aos testes de língua portuguesa (leitura) e de matemática; e de respostas aos questionários.

Por fim, dentro dos microdados do Saeb 2017, foram disponibilizados o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Adequação da Formação Docente, que informam sobre as condições em que ocorre o trabalho da escola. Há também as bases de dados de professores e diretores com os questionários respondidos por eles. No entanto, elas não estão divididas por ano escolar.

Com Inep

Veja mais:
“Devolutivas Pedagógicas”: saiba como transformar os resultados da Prova Brasil em boas práticas na sala de aula

Crédito da imagem: monkeybusinessimages – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Escolas rurais, pequenas e com turmas de anos iniciais possuem infraestrutura pior, diz relatório da Unesco

Documento analisou instituições públicas que ofertam ensino fundamental, com dados do Censo e Saeb

há 5 anos
Notícias

Carta pública de governadores do Nordeste questiona clareza nos critérios do Saeb

Segundo documento, portaria prévia não especificou que ensino médio integrado seria excluído do cálculo

há 6 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 9 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 dia

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.