Existe uma barreira que dificulta as mulheres alcançarem cargos de direção escolar, aponta o “Relatório conciso de gênero 2018”, produzido a partir dos dados do Relatório de Monitoramento Global da Educação, da Unesco. A versão em português está disponível online.

De acordo com o documento, a feminização da força de trabalho docente na maioria dos países é um fenômeno conhecido, mas há um desequilíbrio a favor dos homens na gestão educacional e cargos de direção. Os dados apontam que as mulheres frequentemente correspondem à maioria dos servidores públicos, mas tendem a se concentrar em posições com menos autoridade. Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o gênero feminino representa 57% da força de trabalho governamental, ocupando 65% das posições de secretariado, 35% dos gestores de nível médio e 27% dos gestores de alto nível.

Matrícula não garante conclusão

O relatório também pede atenção não apenas ao número de meninas matriculadas nas instituições de ensino em todo o mundo, mas na evasão escolar por gênero. No Leste e Sudeste Asiáticos, América Latina e Caribe, mais meninas pobres do que meninos pobres concluíram o 1º e 2º níveis da educação secundária.

No caso da matemática, as garotas mostram uma desvantagem clara nos anos finais da escola primária na América Latina e na África Subsaariana. Contudo, a vantagem das meninas em leitura é bem documentada.

O relatório também reforça que a igualdade de gênero na educação também requer currículos e livros didáticos imparciais. A forma “como os estudantes se percebem e como eles projetam seu papel na sociedade é determinado, até certo ponto, pelo que eles vivem na escola, inclusive pela forma como são representados nos livros didáticos”, diz o documento.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

“Educação precisa superar problemas do século 20 e apontar para o 21”

Para Maria Alice Setubal, PNE deve ser principal norteador das ações do poder público

há 9 anos
Notícias

Brasil tem colaborado para alcance da meta de educação da ONU

A 900 dias da data limite, em 2015, qualidade ainda é desafio principal do país

há 11 anos
Notícias

E-book e podcast trazem perfis de cientistas brasileiras para inspirar alunas

Iniciativas comemoram Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.