O Museu da Língua Portuguesa inaugurou nesta segunda (27/01) a Sala Futura Luz, uma midiateca com um espaço dedicado à população e às organizações do entorno, dos bairros da Luz e do Bom Retiro, onde serão realizadas atividades culturais e educativas baseadas nos acervos do Canal e do museu. O funcionamento será de terça-feira a sábado, das 12h às 18h. 

A Sala Futura Luz, sediada junto à plataforma de trem da Estação da Luz e na área administrativa do Museu, chega para reforçar a missão presente no DNA das instituições parceiras: a inclusão social por meio do conhecimento. “O material audiovisual será usado em atividades com o público do entorno. O intuito é que a Sala dialogue sempre com o patrimônio do museu e com as exposições temporárias e itinerantes. Além do foco em língua portuguesa e cultura brasileira, vamos trabalhar com temas relacionados à cidadania. A questão da luta por moradia, o consumo de drogas e a exploração sexual, por exemplo, são assuntos de grande relevância para a região”, argumenta a coordenadora do núcleo de Articulação e Mobilização Comunitária do Futura, Priscila Pereira.
 


Sala Futura Luz (por Fernanda Amaral)

 

Para o diretor do MLP, Antonio Carlos Sartini, o objetivo da Sala é criar laços com o entorno, levando conhecimento às pessoas de maneira agradável e acessível. “Desde a inauguração do Museu, nos esforçamos para formar redes com a população ao redor. A implementação da Sala Futura vem coroar todo esse trabalho. A midiateca será uma ação permanente que vai oferecer à população uma amplitude de saberes a partir do acervo do museu e do Canal”, afirma Sartini.

A iniciativa vai fortalecer as atividades já desenvolvidas pelo Museu com os alunos de escolas públicas e particulares de São Paulo.
 
“Menas” 
A parceria entre o Futura e o MLP rendeu mais um fruto que estreia na TV em fevereiro de 2014. A série de interprogramas “Menas: o certo do errado, o errado do certo”, a ser exibida nos intervalos da programação do Canal, trata dos erros linguísticos mais frequentes cometidos pelas pessoas. A produção é inspirada na exposição homônima, um sucesso de público no Museu em 2010, que elencou os 100 erros mais comuns cometidos no dia a dia do brasileiro. 
O Futura pode ser assistido nos canais 87, da NET, 08, da Sky, 24, da Via Embratel, e 68, da GVT. Por meio da antena parabólica, o telespectador deve sintonizar na polarização vertical 20 para acessar o conteúdo do Canal. A transmissão é aberta e gratuita nos municípios de São Gonçalo e Niterói (RJ), além de alguns bairros da cidade do Rio de Janeiro, no canal 18, UHF. Mais informações: www.futura.org.br
  

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 21 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 2 dias
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.