“Homeschooling e o direito à educação” é o tema de um dossiê da revista Pro-posições, produzida pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A publicação está disponível gratuitamente online.
“A intenção é propiciar ao público leitor um maior contato com os diversos pontos de vista envolvidos, tanto no país quanto no exterior. Para tanto, inicia-se com diferentes pontos de vista sobre o homeschooling nos EUA e no Canadá, apresenta-se a situação da educação doméstica em Portugal e então se problematiza a inserção da temática no Brasil, sob distintas perspectivas”, explica a educadora da Unicamp, Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, no capítulo introdutório.
Confira os artigos da revista:
Apresentação do Dossiê: Homeschooling e o Direito à Educação
Luciane Muniz Ribeiro Barbosa (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Romualdo Luiz Portela de Oliveira (Universidade de São Paulo, Brasil)
Homeschooling in the United States: Examining the Rationales for Individualizing Education
T. Jameson Brewer (University of North Georgia, United States)
Christopher Lubienski (Indiana University, United States)
Provisions for Homeschooling in Canada: Parental Rights and the Role of the State
Lynn Bosetti (La Trobe University, Australia)
Deani Van Pelt (Centre for Improvement in Education, Canada)
O homeschooling e a crítica à escola: hibridismos e (des)continuidades educativas
Álvaro Manuel Chaves Ribeiro (Universidade do Minho, Portugal)
José Palhares (Universidade do Minho, Portugal)
A Review of research on Homeschooling and what might educators learn?
Brian Ray (National Home Education Research Institute, United States)
Homeschooling: entre dois jusnaturalismos?
Carlos Roberto Jamil Cury (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil)
Educação na casa: perspectivas de desescolarização ou liberdade de escolha?
Maria Celi Chaves Vasconcelos (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)
O novo cenário jurisprudencial do direito à educação no Brasil: o ensino domiciliar e outros casos no Supremo Tribunal Federal
Nina Beatriz Stocco Ranieri (Universidade de São Paulo, Brasil)
Educação Domiciliar: encontrando o Direito
Édison Prado de Andrade (Associação Brasileira de Defesa e Promoção da Educação Familiar – ABDPEF, Brasil)
O neoliberalismo como um dos fundamentos da educação domiciliar
Romualdo Luiz Portela de Oliveira (Universidade de São Paulo, Brasil)
Luciane Muniz Ribeiro Barbosa (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
Com Avaliação Educacional
Crédito da imagem: Kerkez – iStock