Como parte das comemorações da 12º Semana de Museus, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, lança no dia 15 de maio, uma série de Jogos educativos virtuais, com o objetivo de aproximar a arte do cotidiano do público e mostrar que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo. A apresentação conta ainda com a palestra sobre Jogo digital: refletindo sobre seus limites e possibilidades na Cultura e na Educação com Maria Isabel Leite, Doutora em Educação pela Universidade de Campinas e fundadora do Museu da Infância, e Milene Chiovatto, coordenadora do núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca. 

A série de Jogos virtuais é composta por 11 jogos que podem ser acessados gratuitamente no site do museu – pinacoteca.org.br, dentro do espaço virtual Museu Para Todos. Eles estão divididos em duas categorias e podem divertir toda a familia ou serem utilizados em sala de aula. A primeira, Para aprender e se divertir, tem jogos como Caça detalhes, Dominó interpretativo, Palavras, Qual é a obra e Símbolos. Já a segunda, Para se divertir e aprender, é composta por jogos como Cadáver esquisito, Dominó Tradicional, Imagem e Som, Jogo da Memória, Pintor digital e Quebra-cabeça. Com eles é possível conhecer as obras que integram o acervo do museu; associar palavras e símbolos; desafiar a memória e criar imagens a partir de obras da Pinacoteca.

O espaço virtual Museu para todos, que é uma iniciativa do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, que busca contribuir com a relação entre arte e a educação, oferecendo diferentes subsídios para a prática pedagógica. Nele, educadores de todo o Brasil podem consultar textos de referência, materiais de apoio sobre a arte brasileira e os artistas que integram o acervo da Pinacoteca; além de informações sobre visitas educativas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Papa lança plataforma de estímulo a projetos de tecnologia e educação

Primeiro escolhido, Scholas Ciudadania convida alunos a mapearem problemas da comunidade

há 9 anos
Notícias

Conheça o Programa Aprender Em Rede, iniciativa educacional que visa promover projetos colaborativos online

Professores interessados, do Ensino Fundamental e Médio, poderão
envolver seus alunos em projetos intraescolares pela Internet

há 10 anos
Notícias

Cursos online vieram para ficar, aponta especialista

Professor da USP esclarece aprendizado pela internet

há 11 anos
Notícias

Aplicativo infantil disponibiliza mais de dois mil conteúdos para crianças em quarentena

Gratuito até 31 de maio, DK Plus conta com desenhos animados, jogos e livros

há 4 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.