O Brasil apresentou diferenças de gênero relacionadas à aprendizagem nos dados divulgados, hoje (3/12), pelo Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa). As meninas superaram os meninos em relação à leitura em 26 pontos, enquanto a média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi de 30 pontos.

Em contrapartida, os meninos superaram o gênero feminino em matemática em nove pontos. A média das nações da OCDE foi de cinco.

Já na categoria ciência, ambos os gêneros apresentaram desempenho semelhante. Na média da OCDE, meninas superaram os meninos em dois pontos.

O Pisa apresenta o desempenho de alunos com 15 anos em 79 países e territórios nas categorias de matemática, ciências e leitura. Nas médias gerais, o Brasil repetiu o desempenho ruim dos últimos anos, permanecendo entre as 20 países do mundo nas três categorias.

Perspectiva de futuro

Em relação aos alunos de alto desempenho em matemática ou ciências, um em cada três meninos no Brasil espera trabalhar como engenheiro ou profissional de ciências aos 30 anos, contra uma em cada cinco meninas com os mesmos objetivos.

Cerca de duas em cada cinco meninas de alto desempenho deseja trabalhar em profissões relacionadas à saúde, enquanto apenas um em cada quatro meninos de alto desempenho espera isso. Apenas 4% dos meninos e quase nenhuma menina no Brasil afirmaram ter intenção em trabalhar em profissões relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

A desigualdade social também foi um fator que influenciou o desempenho em leitura, matemática e ciências no Brasil. Os alunos de nível socioeconômico alto superaram os alunos de nível baixo na leitura em 97 pontos. A média da OCDE foi de 89 pontos. No Pisa 2009, a diferença de desempenho na categoria relacionada ao status socioeconômico era de 84 pontos no Brasil, enquanto a média foi de 87 pontos.

Veja mais:
Matemática não é coisa de menina? Como o preconceito de gênero influencia o aprendizado
Pisa: países que melhoraram seu desempenho podem inspirar Brasil

Crédito da imagem: frimages – iStock

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.