Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Novidade no vestibular da Fuvest, a antologia de poemas de Gregório de Matos foi elaborada nos anos 1970 por José Miguel Wisnik. O professor de literatura brasileira da USP é o entrevistado deste livro aberto.

No áudio, ele nos permite conhecer melhor um pouco sobre a vida e obra deste que é considerado nosso primeiro grande poeta e um dos maiores nomes da poesia barroca nas Américas portuguesa e espanhola. “A coletânea é separada em uma seleção da poesia de circunstância (satírica e encomiástica), da poesia amorosa (lírica e erótica) e da poesia religiosa do autor”, explica o organizador da publicação.

Gregório de Matos conserva, ainda hoje, grande parte do interesse dos leitores, por força, sobretudo, da forma com que se expressava em seus textos. “O escritor é relevante, influente e marcante na poesia feita no Brasil no século 17. Tornou-se uma figura famigerada pela sua contundência satírica, o que lhe confere o apelido de ‘Boca do Inferno’”.

Segundo Wisnik, além de uma parte da obra que é motivada pela crítica à corrupção e aos desmandos administrativos, há uma variedade de temas. “Gregório de Matos, como era próprio da poesia do seu tempo, pratica vários gêneros”, atesta o pesquisador.

Neste podcast, além da análise crítica do material do escritor, você ouve alguns dos poemas presentes em trechos de adaptações musicais feitas por Caetano Veloso (“Triste Bahia”), pelo próprio Wisnik (“Mortal Loucura”) e pelo rapper Rapin Hood (“Epígrafe”).

Créditos:
Além dos poemas musicados de Gregório de Matos, no áudio, por ordem de entrada, são utilizados trechos das músicas: “Monte Castelo” (Renato Russo), com Legião Urbana e “Se Deus quiser falar comigo”, Reynaldo Bessa. A trilha de fundo também é de Reynaldo Bessa.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.