Sarah Fernandes

Professores e membros de entidades de educação do Brasil e da América Latina irão lançar, em 19 de outubro, a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire. O objetivo da iniciativa é valorizar o trabalho e as contribuições do pensador brasileiro para a área. O lançamento oficial será em Porto Alegre, no pátio da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

“Justifica esta campanha a necessidade de defesa do legado de Paulo Freire e o enfrentamento do contexto adverso em que vivemos em nosso continente, marcado pelo aprofundamento das desigualdades sociais e dos processos históricos de opressão”, diz o manifesto.

Ao todo, 108 profissionais e organizações ligadas à educação estão participando, como o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), Ação Educativa, Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos e o Instituto de Estudos Socioeconômicos. Outros oito países também aderiram, entre eles Guatemala, Peru, México e Chile.

Entre as ações previstas, estão incentivar a produção do conhecimento crítico na educação, realizar atividades que impulsionem a campanha, e articular movimentos sociais, coletivos e redes para dar publicidade à iniciativa. A ação se propõe ainda a denunciar e combater a disseminação pelas redes sociais de notícias falsas e equivocadas sobre Paulo Freire, que o classificam como “doutrinador”, defender a educação pública e a liberdade docente, além de incentivar a produção de pesquisas baseadas no educador.

“Defender o legado de Paulo Freire significa também lutar por bandeiras que ele sempre apoiou: a liberdade de pensamento, a autonomia do sujeito, a democracia plena e o respeito às diversidades”, diz o manifesto. “O pensamento crítico precisa ser visto no plural, mas as ideias do filósofo, particularmente, são uma das mais importantes expressões de um pensamento libertador, comprometido com as transformações sociais em nosso continente.”

Com Extra Classe

Veja mais:
Pensadores na Educação: Paulo Freire e a educação para mudar o mundo
Há 20 anos, o Brasil se despedia de Paulo Freire
Em pauta: as origens de Paulo Freire, um aluno da vida
Vídeos, artigos e livros de Paulo Freire podem ser acessados de graça na internet

Crédito da imagem: reprodução Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

E-book gratuito analisa contribuições de Paulo Freire em tempos de fake news

Publicação reúne 57 artigos de educadores e seis projetos de intervenções sobre temas educacionais diversos

há 3 semanas
Notícias

6 livros para o professor trabalhar a afetividade na aprendizagem

Para pensador Henri Wallon, mediação pedagógica afetiva influencia relações dos alunos com conteúdos escolares

há 5 meses
Notícias

Maioria dos estados estrutura currículos de inglês com foco apenas em gramática

Levantamento apontou que somente 9 dos 21 entes federativos incentivam uso do idioma na comunicação

há 4 dias

Receba NossasNovidades