O início da carreira de um professor é sempre uma etapa de desafios e aprendizados. Entrar em uma sala de aula pode ser muito prazeroso, mas requer preparo – o que influencia nos próximos passos da carreira. Sem dúvidas, nesta fase de adaptação, o apoio de outros docentes é essencial para garantir um bom desempenho em sala de aula, levando em conta a organização das atividades, o relacionamento com os alunos e com os outros profissionais, gestores e familiares.

Letícia Cardoso, professora estagiária em Educação infantil, lembra como foi ingressar na carreira pedagógica. “Em um primeiro momento fiquei apreensiva, pois estava assumindo uma enorme responsabilidade: ser tutora de crianças que tinha acabo de conhecer em um ambiente que era totalmente novo parar mim. No fim, a experiência foi tranquila e me adaptei às diretrizes da escola e à rotina dos alunos, pelo fato de ter tido a oportunidade de trabalhar com profissionais seguros e que souberam me auxiliar nesta etapa”, comenta. “Isso me ajudou bastante em meu crescimento e a criar uma personalidade para o meio”, completa. Além do apoio de outros profissionais, a professora estagiária considera alguns pontos essenciais para enfrentar a sala de aula e se desenvolver na profissão: sempre prezar pelo bom convívio entre os profissionais que compõem o ambiente escolar, saber lidar com os alunos com firmeza e contar com uma preparação profissional na universidade.

Para entender melhor este universo, conversamos com Fernanda Tavares, professora da educação infantil desde 2010 e formadora de professores no Colégio Objetivo e escolas conveniadas. A seguir, confira algumas dicas para se preparar para o início de carreira de educador!

Qual é a principal dificuldade que os professores iniciantes sentem ao começar a trabalhar em uma escola?
Trabalhar no ambiente escolar é sempre muito desafiador. Quando um professor inicia sua vida docente, ele se depara com diversos obstáculos no caminho como a falta de estrutura, colegas desmotivados e a falta de interesse dos alunos e familiares. Mas a principal dificuldade é a insegurança que o professor sente ao assumir a sala de aula, ao estar à frente da turma e ser responsável pelo seu aprendizado.

Normalmente, como é a preparação que você faz com os professores iniciantes para que eles se sintam mais integrados ao entrar na escola?
Fazemos uma reunião para conversar sobre as expectativas que eles possuem em relação a essa nova fase e mostro um pouco de como é nossa rotina e o método de ensino. Também, levo-os para um passeio pelo ambiente de trabalho para que possam conhecer melhor o espaço e apresento-os a todos os outros colegas.

Você se lembra de alguma história de algum professor iniciante que superou suas dificuldades e hoje exerce o cargo com total propriedade?
Conheço uma professora que sempre se sentiu muito insegura sobre estar frente à turma. Mesmo depois de formada e com claras habilidades para assumir o cargo, ela deixou a insegurança assumir e optou em continuar como auxiliar. Depois de alguns anos, foi novamente convidada para ser titular da turma e hoje é umas das melhores profissionais que conheço.

Como suas aulas de pedagogia na faculdade te ajudaram a treinar esses professores iniciantes? Você sentiu falta de aprender algo?
As aulas ministradas na faculdade não me preparam para assumir essa função, mas sim as vivências e coordenadores que tive em diversas escolas em que trabalhei. Acredito que a faculdade cumpre a sua função de ensino teórico, mas ainda sinto falta foi de um aprendizado mais prático e real, visto que o estágio não cumpre esse papel. Acredito que, para o curso ser completo, os alunos deveriam fazer uma espécie de “residência” nas escolas.

Quais são as dicas ou o recado que você tem para dar a um professor que está começando a exercer a profissão?
Procure uma escola que possua uma filosofia ou linha pedagógica na qual você realmente acredite, pois isso torna o trabalho muito mais prazeroso e tranquilo. Quando vivemos dentro de uma filosofia que realmente acreditamos, tudo acontece de maneira natural dentro da escola.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.