A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou a publicação “Professores do Brasil: novos cenários de formação”. O objetivo do livro é discutir a formação docente analisando ações políticas e dados educacionais da última década.

Os capítulos abordam a história da formação e trabalho de professoras e professores; aspectos das formações em países da América Latina e no Brasil; formação no contexto da expansão da escolaridade no Brasil do século XXI; o perfil dos atuais estudantes de licenciatura; concepções e práticas na formação para a educação básica; experiências inovadoras na formação inicial e continuada e o perfil dos formadores de cursos de licenciatura.

A publicação dialoga com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, cuja meta é assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A indicação é que esse ODS paute políticas públicas visando a inclusão de crianças e jovens nos sistemas educacionais.

“A construção de sistemas educativos de  qualidade, equitativos e inclusivos passa,  necessariamente, pela efetivação de políticas docentes que promovam atratividade à  carreira, formação inicial e continuada consistente, reconhecimento e possibilidade de  desenvolvimento profissional, remuneração e condições de trabalho adequadas”, justifica a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, durante o prefácio do livro.

A publicação é a segunda do gênero publicada pela Unesco. Em 2009, foi lançada a primeira edição do trabalho que ofereceu um balanço da situação em relação à formação de professores para a educação básica no Brasil. Também abordou questões relacionadas à carreira e salário dos docentes.

Veja mais:
Formação inicial dos professores também pode aproveitar conhecimentos produzidos na escola
Base Nacional Comum da Formação de Professores prevê competências inspiradas na BNCC da educação básica
Progressão na carreira e titulação não são principal estímulo para formação continuada do educador

Crédito da imagem: seb_ra – iStock

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