A questão dos ciclos e a consolidação do processo de alfabetização são o tema de uma reportagem especial da nova edição do jornal Letra A. A publicação é de autoria do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da faculdade de educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seu público-alvo são alfabetizadores, gestores da educação e outros profissionais envolvidos com o ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras.

A adoção de ciclos no Brasil teve como objetivo prover uma maior articulação e sequenciação ao período de alfabetização, evitando rompimentos. Os ciclos foram objeto de diversas políticas desde a década de 1980, mas ainda há desafios para pensar sua aplicação nessa etapa, como a organização do ensino, do currículo, das avaliações e a formação docente para o 4° e o 5° anos do ensino fundamental.

A edição também apresenta entrevista com Maria da Graça Costa Val, pesquisadora do Ceale e docente aposentada da faculdade de letras da UFMG, que comenta as habilidades de leitura e escrita que precisam ser desenvolvidas tanto na alfabetização quanto nos anos seguintes do ensino fundamental.

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