O portal NET Educação, do Instituto NET Claro Embratel, convidou educadores, gestores escolares, pais, alunos e interessados em educação para realizar de forma colaborativa uma entrevista com o professor português José Pacheco, da Escola da Ponte . O tema da conversa foi ESCOLAS DEMOCRÁTICAS.
Os professores postaram a sua pergunta sobre o tema na página do Facebook ou Twitter do Instituto NET Claro Embratel até o dia 20 de agosto. As dúvidas foram previamente selecionadas pela equipe de jornalistas e professores do portal e o professor José Pacheco as respondeu em vídeo. O resultado dessa colaboração vai ao ar no dia 30 de agosto aqui no portal NET Educação. Fique atento!
Sobre o professor José Pacheco
José Pacheco é uma voz atuante na defesa de ambientes de aprendizagem participativos e colaborativos, onde se estimule a autonomia do estudante e a gestão escolar democrática. O professor português ficou conhecido por transformar o processo de ensino e aprendizagem da Escola da Ponte – instituição localizada a 30 quilômetros da cidade de Porto, em Portugal, e que abrigava jovens considerados violentos e rejeitados por outras escolas.
Ao assumir a coordenação da unidade escolar, em 1976, Pacheco substituiu o modelo de aulas, provas e turmas por uma experiência de aprendizagem autônoma, baseada no desenvolvimento de projetos de interesse dos alunos. Quase quatro décadas depois, ele aplica agora a sua metodologia no Projeto Âncora, escola próximo a três favelas em Cotia (SP).

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Audiências públicas discutem BNCC do ensino médio

Conselho Nacional de Educação promove eventos em cinco capitais do país

há 10 horas
Notícias

Portal da Unesp reúne conteúdos para o ensino da diversidade

Material disponibilizado no site contribui com práticas inclusivas e garantias de direitos

há 11 horas
Notícias

Manual orienta escolas públicas a aplicar questionários sobre clima escolar

“Ambiente positivo estimula a aprendizagem e pode evitar problemas comportamentais”, diz pesquisadora

há 3 dias
Notícias

Guia da Unesco apresenta formas de trabalhar tolerância e respeito na escola

Publicação “Ensinar Respeito por Todos” sugere atividades e traz diretrizes para professores e diretores

há 3 dias

Receba NossasNovidades