Estudantes de escolas públicas de São Paulo que sofreram situações de discriminação ou intimidação pela internet, o cyberbullying, ajudaram a elaborar a revista em quadrinhos Segredos do Meta – a verdade por trás das redes.

A publicação é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Prevenção e Intervenção à Violência (Lapiv), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Desde 2013, o projeto atua promovendo rodas de conversa com alunos a partir de 11 anos sobre uso cidadão das redes sociais e formas de se proteger virtualmente. Nos encontros, os jovens também são estimulados a refletir sobre os riscos das supostas “brincadeiras” em ambiente virtual e sobre prevenção ao suicídio – uma das consequências do cyberbullying. A HQ é direcionada a jovens e pode ser acessada gratuitamente pela internet.

Os relatos dos estudantes colhidos ao longo dos anos também serviu de matéria prima para os coordenadores do projeto elaborarem “10 mandamentos contra o cyberbullying”. A lista foi publicada ao final da revista em quadrinhos e contém dicas como: nunca responder quando estiver com raiva; e arquivar todo o tipo de agressão sofrida nas redes sociais ou nos aplicativos de trocas de mensagem.

Cyberbullying

De acordo com os últimos dados divulgados pela SaferNet – órgão contra crimes e violações dos Direitos Humanos na internet, que recebe denúncias e pedidos de ajuda pelo canal gratuito Helpline – os casos de cyberbullying cresceram no último ano. Foram 265 denúncias recebidas em 2015, contra 321 em 2016. O Helpline  é um canal gratuito e pode ser utilizado por pessoas de todas as idades de forma anônima.

Com Agência Brasil.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.