Há muito mais na internet do que as redes sociais. Muito antes do Facebook, já havia páginas dedicadas a propagar conteúdos curiosos, interessantes e úteis para quem quer aprender mais sobre ciências. Alguns deles vieram de revistas com décadas e mesmo séculos de existência, como as revistas Science e Scientific American. Outras foram criadas especialmente para a web. Conheça e divirta-se com as indicações abaixo!

 

Popular Science 
O nome é autoexplicativo. O canal recorre ao humor e aos temas do cotidiano para divulgar notícias sobre descobertas científicas, avanços tecnológicos, como inteligência artificial, ou desdobramentos políticos da discussão sobre mudanças climáticas e aquecimento global.

– News from Science 
A revista Science é um hub de divulgação de pesquisas científicas criada em 1880 e ainda hoje considerada uma referência no assunto. Foi a revista quem publicou os primeiros estudos relacionando a Aids ao vírus da imunodeficiência, imagens inéditas da superfície de Marte e, mais recentemente, o mapeamento do genoma humano.

– Scientific American Brasil 
Edição brasileira da mais antiga revista de divulgação científica do mundo, criada em 1845, a versão brasileira é publicada aqui desde 2012. Como na versão original, o objetivo da revista é trazer textos de fácil compreensão sobre notícias do mundo científico.

-Ciência Hoje
Sob o guarda-chuva do Instituto Ciência Hoje, a organização produz conteúdo em diversos formatos, que incluem revistas e livros didáticos, além de alimentar o “Ciência Hoje On-line”, portal voltado à divulgação científica na internet, e uma página voltada ao público infantil, a “Ciência Hoje das Crianças”.

– Nerdologia 
Meio sério, meio brincando, o canal de YouTube se dedica a explorar a ciência por trás de personagens e fenômenos da cultura nerd e geek. Temas como big data e realidade virtual dividem o espaço com outros menos sérios, como o fator de cura do super-herói Deadpool e a viabilidade do teletransporte.

– Manual do Mundo
 
Criado pelo jornalista e curioso Iberê Tenório, o canal do YouTube é um dos mais acessados do Brasil, e o maior canal de ciência do site. Em sua página na plataforma de vídeos, Iberê realiza experimentos científicos divertidos, em forma de pegadinhas ou desafios. O foco são conteúdos que entretêm e educam.

– Nomes Científicos 
Página do Facebook dedicada a divulgar curiosidades sobre seres vivos, como a origem e pronúncia de seus nomes, além de esclarecer dúvidas sobre grafia, desmentir boatos e propagar conceitos de taxonomia – ciência que cuida da descrição, classificação e identificação dos organismos vivos.

– PhET
O conceito de gamification é usado para engajar estudantes nesse site, criado a partir de um projeto de simulações interativas desenvolvido na Universidade de Boulder, no Colorado (EUA). A página oferece milhares de simulações matemático-científicas, que permitem ao internauta aprender enquanto descobre e explora as possibilidades de interação.

– I fucking love Science 
Um blog dedicado a compartilhar notícias sobre ciência de uma maneira divertida. Seja em forma de memes, piadas ou vídeos divertidos, a ideia é trazer ao público conhecimento sem soar professoral.

– Instituto Caranguejo de Educação Ambiental 
O instituto é uma associação que promove educação ambiental em escolas e comunidades por meio do entretenimento. Por meio de seus canais, já distribuiu gratuitamente cerca de 1,2 milhão de histórias em quadrinhos. O grupo também trabalha com animações e, mais recentemente, anunciou que está preparando um jogo.

– Canal Fala Química 
Lançado em 1998, este portal tem um diferencial sobre os demais canais de divulgação científica: é inteiramente produzido e alimentado por uma equipe de pesquisadores. No caso, os do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um dos cursos, mais conceituados do país.

Veja também:

– Planos de aula de ciências
– Teatro é redescoberto como ferramenta de ensino e aprendizagem de física

 
 

 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 12 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 dia
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.