A Semana de Ação Mundial (SAM), iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política em prol do direito à educação, disponibilizou os materiais referentes à mobilização de 2018. Para este ano, foram produzidos um manual de atividades e um dossiê sobre os retrocessos da educação nos últimos anos. Para acessá-los, basta entrar no site da SAM na aba “Materiais”, e os documentos de subsídios, na aba “Subsídios”. No portal, é possível encontrar os materiais digitais de divulgação.

A SAM brasileira é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 15 anos e, em 2018, acontece de 3 a 10 de junho. Este ano, a mobilização está dedicada ao monitoramento da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) e à preservação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O mote é “Se prioridade é a educação, tirem a tesoura da mão! Direitos valem mais, não aos cortes sociais”. O tema relembra ainda a emenda constitucional (EC) 95, de 2016, conhecida como emenda do teto dos gastos públicos, que estabelece a redução de investimentos em educação, saúde, assistência social e em outras políticas semelhantes por 20 anos.

Lançada pela Campanha Global pela Educação (CGE), a Semana de Ação Mundial pressiona os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, anteriormente o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000) e os compromissos do Marco Ação Educação 2030 (Unesco, 2015). De 2003 a 2017, a SAM já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 1,4 milhão no Brasil.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Balanço do PNE revela metas não atingidas e regressão de conquistas na educação

Documento aponta 85% dos objetivos descumpridos e aumento do analfabetismo funcional

há 4 anos
Notícias

Aprovada no Congresso, Lei de Diretrizes Orçamentárias estipula que metas do PNE sejam prioridades em 2019

Documento, contudo, ainda necessita ser sancionado pelo presidente e pode sofrer vetos

há 6 anos
Notícias

“Educação precisa superar problemas do século 20 e apontar para o 21”

Para Maria Alice Setubal, PNE deve ser principal norteador das ações do poder público

há 9 anos
Notícias

Comissão especial da Câmara aprova Plano Nacional de Educação

Projeto ainda precisa ir a plenário e ser sancionado pela presidenta Dilma

há 10 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.