Encerram-se no dia 18 de agosto de 2017 as inscrições para o projeto Jovem Senador, realizado pelo Senado Federal. O tema deste ano é "Brasil plural: Para falar de intolerância". 
 
Para participar, as instituições de ensino são convidadas a promover um concurso de redação interno entre os alunos com o tema anual e enviar o melhor texto à correspondente Secretaria de Educação. A secretaria selecionará três redações para representar o estado na etapa nacional.
 
No Senado Federal, uma comissão julgadora é formada para classificar os textos de cada uma das unidades da Federação e também o primeiro, o segundo e o terceiro colocados nacionais.
Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas.
 
O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
 
O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Outras informações pelo e-mail jovemsenador@senado.leg.br.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Manual orienta escolas públicas a aplicar questionários sobre clima escolar

“Ambiente positivo estimula a aprendizagem e pode evitar problemas comportamentais”, diz pesquisadora

há 2 dias
Notícias

Guia da Unesco apresenta formas de trabalhar tolerância e respeito na escola

Publicação “Ensinar Respeito por Todos” sugere atividades e traz diretrizes para professores e diretores

há 2 dias
Notícias

Dica de português: se você manter ou mantiver?

Saiba como conjugar corretamente esse verbo no futuro do subjuntivo

há 2 dias
Notícias

6 links para facilitar a aprendizagem de alunos surdos

Educadores relatam vivências e trazem opções de abordagens pedagógicas em vídeos e textos

há 3 dias

Receba NossasNovidades