A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) lançou o site do movimento Ação Educação Democrática. O objetivo será reunir e divulgar estudos e estratégias para um ensino público, gratuito, laico e comprometido com a liberdade de cátedra.

“Levar o debate sobre educação democrática é defender a liberdade de expressão e de ensinar em sala de aula, reforçar a luta pela garantia de condições dignas para o exercício da carreira docente nos vários níveis, como também exercitar o diálogo entre os valores da escola republicana e os valores das culturas juvenis”, resume a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e segunda secretária da Anped, Maria Luiza Süssekind.

“Também é valorizar a escola como um espaço público de acolhimento da diferença, dar a devida importância às questões de gênero e sexualidade e valorizar a educação das relações étnico raciais na formação integral de crianças e jovens”, acrescenta a pesquisadora.

Professores, instituições de ensino, entidades e associações que desejam realizar ações como aulas, disciplinas, cursos, palestras, rodas de conversas, dentre outras, podem contatar a Anped por meio do e-mail acaoedudemocratica.anped@gmail.com. Iniciativas já realizadas também podem ser compartilhadas no espaço, por meio de relatos, vídeos e fotografias.

“É uma ação de resistência em forma de onda. Um convite a todas as pessoas comprometidas com a área para desenvolverem uma educação democrática, que poderá e deverá tomar características locais e refletir possibilidades, impasses, demandas, limites, parcerias em cada contexto institucional”, destaca.

Entidades como a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências (Abrapec), Associação Nacional de História (Anpuh), Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) estão entre as apoiadoras do site.

Além dessa iniciativa, a Anped também participou, ao lado de outras 60 entidades educacionais, da elaboração do Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas. O documento reúne estratégias pedagógicas e jurídicas de defesa e combate às agressões e perseguições sofridas por professores.

Veja mais:
Como o professor pode agir em caso de perseguição?
Movimento Educação Democrática contrapõe “Escola Sem Partido”

Crédito da imagem: reprodução site Ação Educação Democrática

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Ferramenta gratuita permite professor avaliar seu nível de apropriação das tecnologias digitais

Questionário ajuda docente a identificar necessidades de formação e planejar seu desenvolvimento

há 19 horas
Notícias

Cartilha apresenta atividades educativas sobre relações de gênero para crianças

Material de apoio traz nove roteiros pedagógicos que podem ser aplicados em sala de aula

há 1 dia
Notícias

7 links para ensinar geografia utilizando novas tecnologias

Conheça casos de professores que apostaram na gamificação, mapas virtuais, aplicativos, entre outros  

há 3 dias

Receba NossasNovidades