A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) lançou o site do movimento Ação Educação Democrática. O objetivo será reunir e divulgar estudos e estratégias para um ensino público, gratuito, laico e comprometido com a liberdade de cátedra.

“Levar o debate sobre educação democrática é defender a liberdade de expressão e de ensinar em sala de aula, reforçar a luta pela garantia de condições dignas para o exercício da carreira docente nos vários níveis, como também exercitar o diálogo entre os valores da escola republicana e os valores das culturas juvenis”, resume a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e segunda secretária da Anped, Maria Luiza Süssekind.

“Também é valorizar a escola como um espaço público de acolhimento da diferença, dar a devida importância às questões de gênero e sexualidade e valorizar a educação das relações étnico raciais na formação integral de crianças e jovens”, acrescenta a pesquisadora.

Professores, instituições de ensino, entidades e associações que desejam realizar ações como aulas, disciplinas, cursos, palestras, rodas de conversas, dentre outras, podem contatar a Anped por meio do e-mail acaoedudemocratica.anped@gmail.com. Iniciativas já realizadas também podem ser compartilhadas no espaço, por meio de relatos, vídeos e fotografias.

“É uma ação de resistência em forma de onda. Um convite a todas as pessoas comprometidas com a área para desenvolverem uma educação democrática, que poderá e deverá tomar características locais e refletir possibilidades, impasses, demandas, limites, parcerias em cada contexto institucional”, destaca.

Entidades como a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências (Abrapec), Associação Nacional de História (Anpuh), Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) estão entre as apoiadoras do site.

Além dessa iniciativa, a Anped também participou, ao lado de outras 60 entidades educacionais, da elaboração do Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas. O documento reúne estratégias pedagógicas e jurídicas de defesa e combate às agressões e perseguições sofridas por professores.

Veja mais:
Como o professor pode agir em caso de perseguição?
Movimento Educação Democrática contrapõe “Escola Sem Partido”

Crédito da imagem: reprodução site Ação Educação Democrática

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

“Educar para a Liberdade” é tema de publicação da Campanha Latino Americana pelo Direito à Educação

Textos discutem necessidade de um ensino crítico, humanizador e criativo para transformar região

há 5 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.