A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) lançou o site do movimento Ação Educação Democrática. O objetivo será reunir e divulgar estudos e estratégias para um ensino público, gratuito, laico e comprometido com a liberdade de cátedra.

“Levar o debate sobre educação democrática é defender a liberdade de expressão e de ensinar em sala de aula, reforçar a luta pela garantia de condições dignas para o exercício da carreira docente nos vários níveis, como também exercitar o diálogo entre os valores da escola republicana e os valores das culturas juvenis”, resume a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e segunda secretária da Anped, Maria Luiza Süssekind.

“Também é valorizar a escola como um espaço público de acolhimento da diferença, dar a devida importância às questões de gênero e sexualidade e valorizar a educação das relações étnico raciais na formação integral de crianças e jovens”, acrescenta a pesquisadora.

Professores, instituições de ensino, entidades e associações que desejam realizar ações como aulas, disciplinas, cursos, palestras, rodas de conversas, dentre outras, podem contatar a Anped por meio do e-mail acaoedudemocratica.anped@gmail.com. Iniciativas já realizadas também podem ser compartilhadas no espaço, por meio de relatos, vídeos e fotografias.

“É uma ação de resistência em forma de onda. Um convite a todas as pessoas comprometidas com a área para desenvolverem uma educação democrática, que poderá e deverá tomar características locais e refletir possibilidades, impasses, demandas, limites, parcerias em cada contexto institucional”, destaca.

Entidades como a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências (Abrapec), Associação Nacional de História (Anpuh), Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) estão entre as apoiadoras do site.

Além dessa iniciativa, a Anped também participou, ao lado de outras 60 entidades educacionais, da elaboração do Manual de Defesa contra a Censura nas Escolas. O documento reúne estratégias pedagógicas e jurídicas de defesa e combate às agressões e perseguições sofridas por professores.

Veja mais:
Como o professor pode agir em caso de perseguição?
Movimento Educação Democrática contrapõe “Escola Sem Partido”

Crédito da imagem: reprodução site Ação Educação Democrática

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Game gratuito da USP apresenta cotidiano da Roma Antiga a alunos da educação básica

Professores podem baixar vídeos e planos de aula para relacionar jogo ao ensino de história

há 2 dias
Notícias

E-books gratuitos da Unesco explicam desenvolvimento das civilizações africanas

Coleção História Geral da África abrange da antiguidade até as consequências da colonização

há 4 dias
Notícias

E-book gratuito discute desafios e dilemas dos gestores educacionais

“Crise econômica e institucional tem exigido respostas inovadoras de secretários e ministros”, analisa educadora

há 1 semana
Notícias

8 links de museus virtuais para conhecer nas férias

Tour pela internet permite apreciar obras, artefatos e arquitetura de instituições ao redor do mundo

há 1 semana

Receba NossasNovidades