“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo”. Os primeiros versos de “Aquarela”, música de Toquinho escrita em parceria com Vinícius de Moraes , embalou as experiências escolares de muitas crianças e adultos. Ainda hoje, projetos educativos são desenvolvidos nas escolas baseados na obra do artista – dedicada, em parte, às crianças. Em seu site oficial não faltam comentários e agradecimentos de professores de todo o Brasil. Mas, afinal, por que as crianças se encantam tanto com “Aquarela”? “Ela estimula a imaginação e inventa situações como as crianças adoram vivenciar”, garante o músico.
A aventura de Toquinho no universo infantil começou em 1980, quando Vinicius de Moraes o incentivou a musicar os poemas de seu livro “Arca de Noé”. Em 1983, em parceria com Mutinho, fez as canções de “Casa de Brinquedos”. Em 1986, com Elifas Andreato, criou mais dez músicas para o disco “Canção de Todas as Crianças”. A seguir, confira uma entrevista exclusiva do músico para o NET Educação.
NET Educação – Inúmeros projetos educativos são desenvolvidos em escolas de todo o país tendo como base a sua obra. Qual o retorno que você recebe dos professores?
Toquinho – São manifestações de agradecimentos e cumplicidade, revelando o quão importante é esse trabalho musical. Isso representa a renovação de meu público e aumenta minha responsabilidade perante a garotada.
NET Educação – Como é o seu processo criativo na hora de compor para crianças?
Toquinho – Eu me divirto fazendo músicas infantis. E mesmo porque é preciso ter muito humor pra se fazer músicas infantis. Quem não tem humor é melhor nem tentar. Outra coisa: há que ter humildade e fazer o que o som pede, o que a canção pede pra ficar audível, agradável. E essa linguagem é muito difícil, porque não se pode subestimar a criança e não se pode fazer qualquer blá-blá-blá.
NET Educação – Como surgiu a ideia de transformar os poemas do livro “Arca de Noé”, do poeta Vinicius de Moraes, em canções? 
Toquinho – A ideia partiu de Vinicius. Em 1980, ele me mostrou alguns poemas do livro “Arca de Noé” e sugeriu que eu os musicasse. Topei porque senti que poderia dar certo pelo estilo objetivo e lúdico dos versos, ao sabor da naturalidade das crianças.
NET Educação – Em sua opinião, por que as crianças se encantam tanto por músicas como “Aquarela”?
Toquinho – “Aquarela” estimula a imaginação e inventa situações, como as crianças adoram vivenciar.

NET Educação – “Canção de Todas as Crianças” é um dos principais trabalhos feitos no Brasil tendo os direitos da criança como foco. Como foi a concepção desse projeto?

Toquinho – O projeto surgiu de uma história de Elifas Andreato. Trabalhamos intensamente para traduzir cada Princípio da Carta da ONU, que representa os 10 Direitos das Crianças numa linguagem infantil, lúdica, e ao mesmo tempo inteligente e interessante, que desperta na criança a noção de cidadania para enfrentar os preconceitos e discriminações.
NET Educação – Por que ainda é importante falar sobre os direitos das crianças?
Toquinho – Porque a criança é um ser especial que requer cuidados especiais desde seu nascimento. São Direitos diretamente ligados ao seu crescimento e formação educacional, de responsabilidade das famílias e dos seus educadores, e que muitas vezes são esquecidos ou ignorados pelos adultos. Lembrá-los e justificá-los, sob qualquer forma, é dever de quem concentra atributos para isso. E a música é o veículo ideal para tanto.
Veja mais: 
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.