A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou o “Manual para a medição da equidade na educação”. A publicação traz informações sobre o cálculo e a interpretação de indicadores que possuem o objetivo de contemplar grupos menos favorecidos. Com isso, ajuda a monitorar o progresso do ensino e descobrir lacunas de aprendizagem, como as populações que estão ficando excluídas.
O documento é destinado a todos os interessados na medição e no monitoramento da equidade na educação e pode ajudar a subsidiar políticas públicas. Para isso, fornece dados que ajudam nessa medição, com base em exemplos de mensuração de sistemas educacionais de 75 países.
“Não se pode usar uma única fonte de informação se quisermos ver o direito à educação atingido em cada escola e o desempenho avançar. É preciso usar indicadores e fontes complementares”, explicou, sobre o manual, o membro do Instituto de Estatística da Unesco, Juan Cruz Perusia, durante o “Seminário Democracia, Educação e Equidade”, ocorrido em São Paulo (SP), nesta terça-feira (25/6).
A equidade nessa área integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como foco garantir que crianças e jovens mais vulneráveis tenham as mesmas oportunidades que os demais. “O ODS 4 não orienta para alcançar qualquer educação, mas uma educação que seja de qualidade, inclusiva e equitativa para todos”, complementa.
A publicação é a versão em português do “Handbook on measuring equity in education”, produzido em parceria com o Instituto de Estatística da Unesco, o Centro de Dados sobre Políticas Educacionais da FHI 360, a Oxford Policy Management e o Centro de Pesquisas para Acesso e Aprendizagem Equitativa (REAL) da Universidade de Cambridge.
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