A Editora Unesp disponibilizou gratuitamente o e-book “Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de física”, do professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo.

Escrito em 2012, o material analisa os obstáculos para incluir os estudantes cegos no aprendizado de conhecimentos como óptica, eletromagnetismo, mecânica, termodinâmica e física moderna, e sugere formas de viabilizar a participação e o entendimento.

“O livro desafiou futuros professores a planejarem e aplicarem aulas para uma classe com 37 alunos, dois deles com deficiência visual. A obra traz as dificuldades que ocorreram no processo e como foram solucionadas”, descreve o docente.

“Um problema interessante que surgiu é que os educadores achavam, inicialmente, que deveriam preparar as aulas, procedimentos e materiais duplicados: para os estudantes com e sem deficiência visual. Quando é possível preparar metodologias comuns aos dois grupos, sem deixar de considerar as especificidades de todos”, explica.

Os professores que acessarem o e-book também terão contato com sugestões de atividades, como a peça “Luz: onda ou partícula?”, que pode ser aplicada com os alunos.

Veja mais:
Smartphones e apps facilitam aprendizado de alunos com deficiência
Professores com deficiência ajudam a aprofundar debate sobre inclusão e diversidade
Programa NET Educação – Escola implementa mudanças para possibilitar inclusão de alunos com deficiência

Crédito da imagem: reprodução Facebook Professor Eder Pires De Camargo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz

Talvez Você Também Goste

Notícias

Série disponível online narra história da Revolta dos Malês

Em 1835, africanos de religião islâmica e escravizados na Bahia se rebelaram contra opressão

há 3 dias
Notícias

Relatório aponta problemas na gestão do MEC em 2019

Comissão externa da Câmara dos Deputados destaca pouco investimento e falta de ações claras

há 5 dias
Notícias

Em vídeo, pesquisadora responde principais dúvidas sobre gamificação como estratégia pedagógica

“É como se o professor imitasse elementos dos jogos para tornar a aula engajadora”, explica

há 1 semana
Notícias

Pisa 2018 revela diferenças de gênero na aprendizagem brasileira

Meninas superam os meninos na leitura, mas possuem resultado inferior em matemática

há 2 semanas

Receba NossasNovidades