Entre 22 de agosto e 20 de setembro, o Sesc São Paulo realiza o segundo Ciclo Educar Hoje: Educação Integral e Cidades Educadoras, que promove diferentes rodas de conversa em dez unidades da capital, interior e litoral paulista.
Dois nomes notáveis da área da educação se dividem para participar dos encontros: o educador José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes; e o antropólogo e educador mineiro Tião Rocha, idealizador e Diretor-Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento – CPCD.
Completam as mesas de debate e reflexão técnicos do Programa Curumim, representantes da comunidade local e especialistas convidados, tais como Isabela Pascoal Becker (Fundação Educar DPaschoal), Elieser Pereira (Casa de Hip Hop), Nayana Brettas (CriaCidade e Projeto Criança Fala), Alexandre Isaac (CENPEC), a socióloga Helena Singer, entre outros. A dinâmica parte de quatro perguntas disparadoras respondidas pelos componentes que, em seguida, passam a contar com a participação espontânea da plateia. Confira os locais!
22 de agosto –  Sesc Campinas
Com participação de José Pacheco, Julia Dietrich (gestora do Programa Centro de Referências em Educação Integral, da Associação Cidade Escola Aprendiz) e Isabela Pascoal Becker (diretora executiva da Fundação Educar Dpaschoal, sócia efetiva do Todos Pela Educação).
23 de agosto –  Sesc São Caetano 
Com José Pacheco, Julia Dietrich, Tânia do Nascimento (presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Caetano – Conescs), Andréia Grava (pedagoga com pesquisa sobre o fracasso escolar) e Andréia Reis (instrutora do Programa Curumim) para uma conversa em torno do tema Educação Integral e Cidades Educadoras.
30 de agosto – Sesc Bom Retiro 
Participam da roda de conversa Tião Rocha, Alexandre Isaac (líder de projetos do Centro de Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC) e Joyce Xavier Salustiano (instrutora do Programa Curumim).
31 de agosto – Sesc Taubaté 
Trocam experiências Tião Rocha, Alexandre Isaac, José Eduardo Monteiro Manfredini Júnior (graduado em História e graduando em Pedagogia, professor na rede municipal de Taubaté), Tine Haukas-Eide Andreassen Lopes (fundadora do Projeto Hapet, Esperança, Criança e Família) e Diego Silvestre dos Santos (educador do Curumim).
5 de setembro – Sesc Registro
Com Tião Rocha, Alexandre Isaac, Vanderlei Ribeiro (artista visual, graduado em Ciências Sociais, professor de História da rede estadual de educação), Paulo Cesar Franco (professor de Filosofia, Pedagogia, História e Mestre em Educação com desenvolvimento de pesquisa no campo da Educação Popular e Cultura Caiçara), Felipe Del Mando Lucchesi (educador do Sesc SP) e José Carlos de Alencar Júnior (educador do Sesc SP).
13 de setembro – Sesc Itaquera 
Com Tião Rocha, Helena Singer (socióloga ediretora da Cidade Escola), Diana Marques Nascimento (educadora social do Centro Social Marista Irmão Lourenço), Junio da Silva Alexandrino (educador no Centro Social) e Rui Mauro Ferreira Junior (formado em História com extensão em História da Cultura Africana e Afro Brasileira).
14 de setembro – Sesc Riberião preto
Tião Rocha e Helena Singer voltam a se encontrar para trocar experiências e reflexões com Elieser Pereira (um dos idealizadores da Casa de Hip Hop e educador na Fundação Casa), Débora David (arte educadora) e Sueli Alfé (arte educadora).
18 de setembro – Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (CPF).
José Pacheco troca experiências com Raiana Ribeiro (gestora do Programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz), Nayana Brettas (fundadora da CriaCidade e coordenadora do Projeto Criança Fala) e Felipe Del Mando Lucchesi (educador do Sesc SP).
19 de setembro – Sesc Santos
José Pacheco e Raiana Ribeiro debatem ideias com Lígia Di Bella (coordenadora do Programa Escola Total), Lúcia Aparecida Tavares (coordenadora do Centro Social Marista Lar Feliz) e Cássio Viana (educador no Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, coordenador do projeto Nossa Escola é em Todo Lugar).
20 de setembro – Sesc Jundiai
O encerramento se dá  com José Pacheco e Raiana Ribeiro, que discutem conceitos de Educação Integral e Cidades Educadoras com Rita Rozeno (educadora popular, diretora da EMEB Manoel Anibal Marcondes), Maria Fernanda (licenciada e bacharel em Geografia e Mestre em Educação, educadora do Sesc SP) e Gustavo Nogueira de Paula (graduado em Educação Física e Mestre em Linguística aplicada, animador cultural do Sesc SP).
Confira a programação completa, com horários e endereços, no site do Sesc SP.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 4 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.